Smart City Expo Curitiba 2022 bate recorde e recebe 10,2 mil visitantes

O Smart City Expo Curitiba 2022, que ocorreu nos dias 24 e 25 de março, no Expo Barigui, recebeu 10,2 mil visitantes presenciais de 30 nacionalidades, um crescimento de 46% em relação ao público de sete mil pessoas que estiveram na exposição e no congresso em 2019. Somando o público que acompanhou online o evento, a participação chegou às 15 mil pessoas previstas pelos organizadores, segundo a Prefeitura de Curitiba.

smart city
Foto: Daniel Castellano / SMCS

Depois da interrupção dos eventos presenciais por dois anos, devido à pandemia, o Smart City Expo Curitiba retornou este ano para o Expo Barigui. O evento, versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, teve apoio da Prefeitura, da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e do Vale do Pinhão.

No evento, foram 50 empresas, organizações e prefeituras de todo o Brasil expondo ou participando de painéis do congresso, além de representantes de 200 municípios brasileiros e 95 palestrantes de dez países. 

Consolidação

O fórum internacional na capital é organizado pelo hub curitibano iCities Smart Cities Solutions e tem a chancela da Fira Barcelona, responsável pelo Smart City Expo World Congress, o maior evento sobre cidades inteligentes do mundo, que ocorre anualmente na Espanha.

De acordo com Ricard Zapatero, CEO da Fira Barcelona, os números do Smart City Expo Curitiba 2022 impressionam e consolidam a capital paranaense na programação global de eventos de cidades inteligentes. “Curitiba foi um grande exemplo nesses dois dias. O evento mobiliza muito as pessoas e faz com que as cidades desejem sediá-lo. Já recebemos muitas propostas de cidades brasileiras, mas seguiremos em Curitiba”, afirmou ele.

O Smart City Expo Curitiba abriu a programação dos mais importantes fóruns internacionais sobre cidades inteligentes deste ano. Depois da edição curitibana, já estão confirmados os Smart City Expo de Doha (Catar), Mérida (México), Miami (EUA), Xangai (China) e Barcelona (Espanha). 

Smart Plaza 

Além do congresso com palestrantes nacionais e internacionais, o Smart City teve área de exposição que reuniu empresas dos setores público e privado expondo soluções e inovações em áreas como iluminação pública, segurança, educação, saúde, saneamento básico, trânsito e urbanismo. Destaque para o Smart Plaza Vale do Pinhão, uma espécie de “coração” do evento e que mostrou as inovações do ecossistema que estão sendo desenvolvidas em Curitiba.

“O Smart Plaza Vale do Pinhão foi o espaço mais visitado da feira e reuniu 30 startups da capital que estão criando tecnologias e soluções para a chamada ‘revolução cotidiana’, aquela que muda o dia a dia das pessoas e também ajuda a rever a dinâmica e o planejamento das cidades, tornando-as ainda mais inteligentes”, destaca  Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba .

Projetos previstos para os próximis anos na capital, como o Bairro Novo do Caximba, o Novo Inter 2, o Programa Curitiba Destino de Turismo Inteligente (Curitiba DTI) e o Pinhão Hub, primeiro prédio inteligente público de Curitiba, também foram mostrados ou  lançados no Smart Plaza Vale do Pinhão, durante a edição 2022 do Smart City.

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.