Temperatura fica abaixo de 5°C e Curitiba amanhece com registros de geada

Depois de registrar recorde de temperatura baixa, a capital do Paraná voltou a amanhecer fria e com pontos de geada nos bairros Cajuru, Jardim das Américas, Parque Barigui e Sítio Cercado. A temperatura, segundo o Simepar, chegou na casa dos 4,2°C.

frio-curitiba
(Foto: João Gimenes/Rede Massa)

A massa de ar frio, que atua sobre o estado, deixa o tempo estável e com temperaturas baixas, inclusive temperaturas negativas na região sul. Há registros de geada em diversas regiões da metade sul do Paraná.

(Foto: João Gimenes/Rede Massa)

O mapa mostra as temperaturas mínimas registradas pelas redes de estações meteorológicas do Simepar e Inmet.

(Foto: Reprodução/Simepar)

Onda de frio

Trinta e um municípios paranaenses registraram as suas temperaturas mais geladas do ano nesta segunda-feira de outono (24), segundo dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Ao todo, o órgão monitora estações em 51 municípios, configurando recordes de frio em 60% delas.

“Essa massa tem origem na Antártida e é trazida ao Paraná por ventos que sopram da Argentina, se deslocando pela Cordilheira dos Andes até chegar ao Sul do País”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar. “É uma massa intensa, com grande quantidade de ar frio e seco, que provocou quedas de temperatura bastante bruscas”.

A temperatura mais baixa do dia foi registrada em Entre Rios do Oeste, na região Oeste do Paraná, chegando a 1,7°C. Anteriormente, o dia mais frio que o município havia registrado em 2021 era 2,6°C. Toledo foi a segunda colocada do dia, com 1,8°C – sua menor temperatura anterior era de 4,8°C.

Com informações do Simepar e Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.