GM que atirou em adolescente disse ‘putz, acabei disparando’, diz testemunha

O delegado Eric Guedes deu mais detalhes da investigação do caso do adolescente morto pela Guarda Municipal no bairro Campo Comprido, em Curitiba. Caio José Ferreira de Souza Lemes, de 17 anos, foi baleado na cabeça no último sábado (25), após uma suposta abordagem da GM.

adolescente-morto-guarda-municipal
Foto: Reprodução/Redes sociais

Segundo o delegado, uma testemunha contou como tudo teria acontecido. Ela afirma que, após guardas municipais perseguirem Caio, o adolescente se ajoelhou e se rendeu, deitando no chão. Quando os agentes chegaram para revistar o jovem, ouviu-se um barulho de tiro e um dos guardas colocou a mão na cabeça, dizendo: ‘putz, acabei disparando’.

A testemunha ainda afirma que o rapaz não estava armado e não houve confronto.

Essa versão contradiz o que os agentes contaram em um primeiro momento. Eles contaram que o jovem estava armado com uma faca de 25 cm, que tirou de dentro do boné. Caio ainda estaria com maconha, segundo a defesa dos GMs.

As câmeras dos guardas estavam desligadas no momento da ocorrência.

A família de Caio contesta a versão dos agentes. Eles afirmam que Caio estudava, não usava drogas e não tinha envolvimento com a criminalidade.

Polícia trabalha com hipótese de disparo acidental e fraude processual

A partir do relato da testemunha, a Polícia Civil trabalha com a hipótese de que o disparo que matou Caio tenha sido acidental. O guarda municipal pode responder por homicídio culposo.

Em relação à faca, o delegado Eric Guedes afirmou que o objetivo foi apreendido. Se for comprovado que Caio não estava armado com faca, os guardas envolvidos podem responder por fraude processual.

“A gente está investigando se teve homicídio culposo, o suposto disparo acidental, e posteriormente a fraude processual, um subtipo do crime de abuso de autoridade”.

Os agentes devem ser intimados nas próximas semanas a prestar depoimento.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.