Torneira Aberta: conheça a inédita experiência enogastronômica de Curitiba

Buon vino, tavola lunga ou, em tradução livre, vinho de boa qualidade, todos irão se reunir para degustá-lo! Os brasileiros estão aderindo à máxima italiana: dados de mercado mostram que o consumo de vinhos per capita saltou de 2 litros para 2,8 litros entre os anos de 2020 e 2021, e a estimativa da Ideal Consulting corrobora, destacando que cada brasileiro bebeu, em média, 2,64 litros de vinho em 2021. Atentos às novas tendências de consumo, diversos empreendimentos hoteleiros têm apostado na enogastronomia, ou seja, a arte de harmonizar vinhos e alimentos. A técnica leva em consideração propriedades gustativas e olfativas das bebidas, equilibrando com maestria cada prato servido.

O wine & cocktail bar, Five Lounge, promove, a partir de agosto, uma experiência associada ao vinho e à gastronomia espanhola no Five Lounge – bar localizado no hotel, que tem se destacado na agenda noturna curitibana. Semanalmente, o empreendimento realiza a Torneira Aberta, atração na qual os clientes pagam um preço fixo de R$ 66,00 para desfrutar à vontade os rótulos do projeto Tão Longe, Tão Perto, entre às 19h e 21h, em formato self-service. 

O projeto foi concebido pela sommelière Gabriela Monteleone, wine director do grupo D.O.M., do chef Alex Atala, e pelo argentino Ariel Kogan, importador e comerciante de vinhos. Com vinhos servidos em torneiras, a inovadora iniciativa consiste em uma curadoria de vinhos brasileiros que prioriza produtos feitos de forma artesanal e pautados em práticas sustentáveis, desde o cultivo da uva até a taça. Os vinhos são envasados em barris de inox de 20 litros, conhecidos como keg, e servidos na pressão por serpentinas. 

“Hoje, servimos vinhos provenientes de uvas de pequenos agricultores da Serra Gaúcha. O vinho branco é preparado com a uva lorena, o rosé é feito com uvas lorena e merlot, e o tinto provém da sangiovese e cabernet sauvignon”, explica o diretor do hotel, Antônio de Albuquerque. Além de sediar o projeto e auxiliar a difundir o trabalho de vinhateiros artesanais do país, o NH Curitiba The Five possui uma carta de vinhos rótulos nacionais e internacionais assinada pela sommelière Juli Rodrigues. 

Recarga de vinho: growlers e sustentabilidade

Para continuar a enoexperiência em casa, os clientes têm a possibilidade de refil dos vinhos em growlers de vidro ou em cerâmica colorida, disponíveis no Five Lounge. A iniciativa reduz em até dez vezes a pegada de carbono se comparado ao modelo convencional em garrafas, já que economiza as embalagens e, consequentemente, diminui o descarte das mesmas. Os growlers têm capacidade de 1L e serão vendidos presencialmente. “Caso o cliente queira trazer o seu growler de casa, também é possível e nós enchemos nas torneiras”, complementa o diretor. A proposta do refil de vinhos preza pela sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, diminuindo a quantidade de lixo. 

O Five Lounge

Para acompanhar a experiência, o menu preparado pelo chef Silvonei Souza traz inspiração espanhola, com seleção de tapas, como o croquete de presunto parma, os cortes de presunto serrano, as croquetas de jamón e o finger food de arroz de mariscos. Para adoçar, os famosos churros espanhóis, servidos com doce de leite, chocolate três texturas, com cristais de sais, e pastel de massa filo com maçã e nozes, servido com calda de damasco. 

Para embalar as noites, o espaço promove uma programação especial com grandes nomes da cena musical curitibana em pocket shows todas as quintas, sextas e sábados. Os shows são gratuitos e acontecem a partir das 19h. Confira a programação completa do Five Lounge nas redes sociais do bar em @fivelounge. 

Five Lounge

Horário de funcionamento: segunda a domingo, das 15h às 00h30

Endereço: Rua Nunes Machado, 68 – 2.º andar – Batel | Curitiba – PR 

Telefone: +55 41 3434-9400

Instagram: @fivelounge