Torre Panorâmica tem audiodescrição para visitantes cegos

Desde o início de setembro, os painéis informativos da Torre Panorâmica, em Curitiba, contam com um QR Code que possibilita o acesso à audiodescrição da paisagem.

Foto: Daniel Castellano / SMCS

A Torre Panorâmica de Curitiba é uma antiga torre de telefonia transformada em um mirante que permite uma visão 360° da cidade. Os novos QR codes possibilitam que pessoas cegas escutem a descrição do que é visto.

A instalação foi iniciativa do Instituto Municipal de Turismo, com a consultoria do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, após uma visita técnica do Grupo de Trabalho de Acessibilidade do Programa Destino Turístico Inteligente.

Neste sentido, o órgão também promoveu em setembro uma capacitação para os atendentes dos postos e centro de informações turísticas da cidade, em parceria com o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência e através do programa Escola de Turismo.

Torre Panorâmica

Inaugurada em 1991, a antiga torre de telefonia tem 109 metros de altura. Do topo, é possível observar os prédios, os parques e o restante do planejamento urbano de Curitiba. No horizonte mais distante, consegue-se visualizar a Serra do Mar, a Escarpa Devoniana e a Região Metropolitana de Curitiba.

Ainda no mirante pode-se conhecer o painel de Poty Lazzarotto que retrata a história de Curitiba e do telefone. Mostra os primeiros habitantes, os indígenas, os colonizadores, a evolução da cidade e da telefonia. E também o mapa da cidade, com os principais atrativos turísticos em relevo no piso.

O Museu do Telefone fica no térreo, na entrada da Torre, com vários aparelhos que narram a evolução da telefonia, o Posto de Informações Turísticas e uma loja #CuritibaSuaLinda com produtos originais, artesanais e de design que carregam a identidade curitibana.

Serviço

Os agendamentos de visitas à torre estão temporariamente suspensos. O atendimento será por ordem de chegada, sujeito à capacidade do mirante.*

Localização: Rua Prof. Lycio Grein de Castro Vellozo, 191 – Mercês
Tel: (41) 3339-7613 (WhatsApp)
Horário: das 10h às 18h

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.