A Universidade Federal do Paraná (UFPR) confirmou o afastamento de um aluno do curso de Direito que teria divulgado mensagens com conteúdo de racismo, homofobia e de apologia ao nazismo (ouça abaixo). As mensagens de áudio foram enviadas pelas redes sociais a um grupo de estudantes.
O caso veio à tona após a denúncia da deputada estadual Ana Júlia Ribeiro (PT), que compartilhou as mensagens em seus perfis nas redes sociais para denunciar os crimes supostamente cometidos pelo estudante.
Além do afastamento por, no mínimo, 30 dias, o aluno do curso de Direito investigado pelos crimes de racismo, homofobia e apologia ao nazismo também é alvo de um procedimento interno que vai apurar sua conduta. Além da suspensão, o estudante também pode ser expulso da instituição de ensino, conforme for a decisão do colegiado.
Nos áudios, o estudante faz menção à ‘raça ariana’, usa palavrões para ofender homossexuais e diz que ele é de uma ‘raça pura’, sem miscigenação. Ouça abaixo no post feito pela deputada que denunciou o caso:
Em nota, a UFPR informou que o caso está sob investigação da Comissão Disciplinar e que a instituição não tolera “qualquer tipo de discriminação ou violência, seja física, verbal ou simbólica”.
O estudante que seria o autor dos áudios ainda não foi encontrado pela reportagem para se manifestar sobre o caso. A Polícia Civil deve instaurar inquérito para investigar a prática dos crimes.