Unidades de saúde de Curitiba têm horário estendido para vacinação

Com a colaboração de Prefeitura de Curitiba

Nesta semana, de segunda (10) a sexta-feira (14), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba estenderá até as 20h o horário de vacinação em dez unidades de saúde (uma em cada distrito sanitário do município). Fechando a semana, no sábado (15), a SMS fará o primeiro dia D de vacinação de 2023, das 9h às 17h, também em dez unidades.

unidades-de-saude-curitiba
Foto: Levy Ferreira/SMCS

Fazem parte da ação do horário estendido durante a semana as seguintes unidades de saúde: Monteiro Lobato, Aurora, Mãe Curitibana, Santa Amélia, Campo Alegre, Bairro Novo, Visitação, Santa Felicidade, Bacacheri, Iracema.

Para o dia D, no sábado, participam as mesmas unidades, com exceção da unidade Santa Felicidade, que será substituída pela unidade Pinheiros. Os endereços estão abaixo ou no site Imuniza Já Curitiba.

O objetivo é oportunizar aos curitibinhas e suas famílias horários alternativos de vacinação, para que todos coloquem a sua situação vacinal em dia. Serão oferecidas vacinas anticovid, contra a gripe e aquelas do calendário de rotina.

Além dos horários especiais de vacinação na próxima semana e do dia D, a SMS permanece ofertando a vacinação nos horários regulares de atendimento das 107 unidades de saúde.

Vacinas disponíveis nas unidades de saúde de Curitiba

Serão ofertadas as vacinas de rotina, entre elas: hepatite B, pentavalente, VIP/VOP (pólio), rotavírus, meningo C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, hepatite A, dupla adulto, HPV, dTpa adulto, pneumo 10, meningo ACWY e DTP (tríplice bacteriana), aplicadas conforme recomendação do Calendário Nacional de Vacinação.

A vacina BCG será aplicada nas 10 unidades de saúde que abrem no Dia D (sábado).

Veja também:

Nas dez unidades que estenderão o horário de atendimento até as 20h, a aplicação deste imunizante será conforme o cronograma a seguir: segunda-feira (10) nas unidades Visitação e Aurora; terça-feira (11) na unidade Santa Felicidade; quarta-feira (12) nas unidades Campo Alegre e Bacacheri; quinta-feira (13) nas unidades Mãe Curitibana, Bairro Novo e Santa Amélia; e sexta-feira (14) nas unidades de saúde Monteiro Lobato e Iracema. O cronograma visa a otimização do uso dos frascos deste imunizante.

Vacina contra a gripe em Curitiba

A SMS recomenda que todos os curitibanos convocados e que ainda não tomaram a vacina contra a gripe este ano aproveitem os horários alternativos para receber o imunizante.

Isso porque, historicamente, Curitiba tem um aumento sazonal na procura de atendimentos de pessoas com sintomas respiratórios na rede municipal de saúde com a chegada do outono e inverno. A vacina ajuda a reduzir a circulação do vírus influenza (gripe) e o risco de agravamento em caso de contaminação nessa época do ano.

O imunizante contra a gripe já está disponível em Curitiba, neste momento, para pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos e trabalhadores de saúde.

A partir de segunda-feira (10), a SMS amplia a convocação da vacinação contra a gripe para gestantes e puérperas (mulheres que passaram por parto há até 45 dias); pessoas com comorbidades; profissionais da educação; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo, forças armadas, de segurança e salvamento.

Vacina contra a Covid-19

A vacina contra a Covid-19 também será oferecida para todos os públicos já convocados. Para bebês de 6 meses a menores de 5 anos são recomendadas três doses. Crianças de cinco anos ou mais devem tomar duas doses e um reforço. Pessoas com 18 anos ou mais, devem tomar duas doses e dois reforços no total.

Para alguns públicos mais vulneráveis, o reforço é aplicado com a chamada vacina bivalente (que promete maior proteção por conter cepas mais atualizadas do vírus): pessoas com 60 anos ou mais, imunossuprimidos com 12 anos ou mais, gestantes e puérperas (mulheres que passaram por parto há até 45 dias) com 12 anos ou mais, pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais e trabalhadores de saúde.

A partir de segunda-feira (10), pessoas com comorbidades também passam a integrar esse grupo de convocados. LINK

Em 2022, a SMS realizou três edições de semanas com horário estendido de vacinação e quatro dias D, em que as unidades abriram aos sábados.

Somando as vacinas feitas somente nestas ações em 2022, as equipes da secretaria aplicaram 68,3 mil doses de imunizantes, o que impactou diretamente no aumento da cobertura vacinal de todas as vacinas.

Unidades de saúde de Curitiba com horário estendido 

– Horário estendido para vacinação (10 a 14/4, 8h às 20h)
– Dia D (15/4, 9h às 17h)

Distrito Sanitário Boqueirão
US Visitação
Rua Bley Zorning, 3136 – Boqueirão
(vacinação da BCG em 10/4 e 15/4)

Distrito Sanitário do Pinheirinho
US Aurora
Rua Theofhilo Mansur, 500 – Novo Mundo
(vacinação da BCG em 10/4 e 15/4)

Distrito Sanitário Santa Felicidade
US Santa Felicidade (apenas horário estendido na semana de 10 a 14/4)
Via Veneto, 10 – Santa Felicidade
(vacinação da BCG em 11/4)

US Pinheiros (apenas dia D, no dia 15/4)
Rua Joanna Emma Dalpozzo Zardo, 370 – Santa Felicidade
(vacinação da BCG em 15/4)

Distrito Sanitário Boa Vista
US Bacacheri
Avenida Erasto Gaertner, 797 Bacacheri
(vacinação da BCG em 12/4 e 15/4)

Distrito Sanitário do CIC
US Campo Alegre
Avenida das Industrias, 1749 – Cidade Industrial
(vacinação da BCG em 12/4 e 15/4)

Distrito Sanitário Matriz
US Mãe Curitibana
Rua Jaime Reis, 331 – Alto do São Francisco
(vacinação da BCG em 13/4 e 15/4)

Distrito Sanitário Bairro Novo
US Bairro Novo
Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791 – Sítio Cercado
(vacinação da BCG em 13/4 e 15/4)

Distrito Sanitário do Portão
US Santa Amélia
Rua Berta Klemtz, 215 – Fazendinha
(vacinação da BCG em 13/4 e 15/4)

Distrito Sanitário Tatuquara
US Monteiro Lobato
Rua Olivio José Rosetti, 538 -Tatuquara
(vacinação da BCG em 14/4 e 15/4)

Distrito Sanitário Cajuru
US Iracema
Rua Professor Nivaldo Braga, 1.571 – Capão da Imbuia
(vacinação da BCG em 14/4 e 15/4)  

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.