Vereadora Ana Júlia toma posse como vereadora na Câmara de Curitiba

Ana Júlia Pires Ribeiro, de 22 anos, tomou posse nesta segunda-feira (4) como vereadora da Câmara Municipal de Curitiba. Mais jovem a formar esta Legislatura, a parlamentar também compõe a maior bancada feminina da história da Casa de Leis da capital, com nove vereadoras exercendo os mandatos simultaneamente.

Suplente do Partido dos Trabalhadores (PT), ela assume a vaga aberta com a cassação do mandato de Renato Freitas pelo plenário da CMC.

Os vereadores Professora Josete (PT), Professor Euler (MDB) e Mauro Ignácio (União), respectivamente, segunda, terceiro e quatro secretários da Câmara, e Mauro Bobato (Pode) acompanharam a solenidade, além de nomes como Angelo Vanhoni, Mirian Gonçalves, Ricardo Gomyde e representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST)), Movimento Popular por Moradia (MPM), APP Sindicato, Sismmac, Sismuc, Sigmuc e Fenaguardas.

Ana Júlia é estudante universitária, cursando Direito na PUC-PR e Filosofia na UFPR. Ela foi uma das lideranças estudantis secundaristas durante as ocupações dos colégios estaduais, em 2016, em oposição à Reforma do Ensino Médio e à Emenda Constitucional 95/2016.

Nessa época, na Assembleia Legislativa do Paraná, então com 16 anos de idade, Ana Júlia fez uma fala aos deputados estaduais em defesa das ocupações que a tornou bastante conhecida. Desde então, envolveu-se em campanhas pela erradicação do trabalho infantil e está associada à Associação Brasileira de Juristas pela Democracia.

Com informações da Câmara de Curitiba.