Massa News, notícias do Paraná e do Brasil

Curitiba, PR
Clima
14.3ºC
Massa News, notícias do Paraná e do Brasil

Vereadores confirmam criação do auxílio-idoso em Curitiba

Redação

Redação

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concluiu nesta quarta-feira (7) a discussão do projeto que tem o objetivo de estabelecer o Programa Acolhimento Familiar para a Pessoa Idosa. A ideia é pagar uma bolsa-auxílio de R$ 998 à família de origem (formada por pais, irmãos, filhos e descendentes até o terceiro grau) ou à família extensa (parentes próximos ou pessoas com vínculo de amizade) que acolher o idoso. O valor é igual ao destinado aos familiares que acolhem crianças e adolescentes.

Foto: Arquivo/CMC

Confirmada em segundo turno também unânime, com 24 votos favoráveis, a mensagem será encaminhada para a sanção ou o veto do Executivo. A justificativa, assinada pelo prefeito Rafael Greca, afirma que há, na cidade, “idosos que possuem algum familiar ou pessoa de estreito vínculo afetivo que pode permanecer com o idoso, porém necessita de auxílio financeiro para exercer tal ação”.

Conforme a proposição, o programa será voltado à pessoa com idade igual ou superior a 60 anos, residente em Curitiba, independente ou com algum grau de dependência. A gestão do programa caberá à Fundação de Ação Social (FAS). Dentre os objetivos da iniciativa, o Executivo inclui a garantia do direito à convivência familiar e comunitária; a redução do número de pessoas acolhidas em instituições de longa permanência e em leitos hospitalares, após a alta médica; e o acesso da pessoa idosa às políticas de saúde.

Informações da Câmara Municipal de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!

Compartilhe essa matéria nas redes sociais

Ative as notificações e fique por dentro das notícias

Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia