Vestibular de Letras Libras da UFPR deixa de ter prova de conhecimentos gerais

Estão abertas até o dia 31 de agosto as inscrições para o processo seletivo do curso de Licenciatura em Letras Libras (Língua Brasileira de Sinais) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). São 22 vagas para candidatos surdos e oito para ouvintes.

Pela primeira vez, o processo não terá a prova bilíngue (em Português e em Libras) de conhecimentos gerais. Os candidatos serão selecionados em duas etapas: avaliação de histórico escolar e prova prática de conhecimentos específicos em Libras.

Metade das vagas de cada grupo é destinada para a ampla concorrência e a outra metade, para candidatos que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas. Dentro dessa segunda metade há cotas para estudantes de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

As inscrições devem ser feitas no site do Núcleo de Concursos da UFPR. A taxa é de R$ 195,00, mas poderá ser concedida isenção a candidatos inscritos no Cadastro Único do governo federal (CadÚnico) ou que, mesmo não inscritos no CadÚnico, comprovem renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo e tenham cursado o ensino médio em escola pública. Os pedidos de isenção devem ser feitos em formulário específico disponível no site do NC/UFPR, até o dia 10 de agosto para inscritos no CadÚnico e até 12 de agosto para os demais casos.

Ao preencher o formulário de inscrição, o candidato deverá assinalar a categoria de concorrência – surdo ou ouvinte. Os candidatos surdos devem imprimir o modelo de atestado médico que será gerado no momento da inscrição e enviá-lo para o NC/UFPR junto com o exame audiométrico, até o meio-dia de 31 de agosto.

O processo seletivo será realizado em duas etapas: avaliação de histórico escolar e Prova Prática de Conhecimentos Específicos em Libras.

Sobre o processo seletivo

Na avaliação do histórico escolar serão calculadas as médias dos candidatos surdos e ouvintes em algumas disciplinas do 1º e do 2º ano do Ensino Médio, com pesos diferenciados: Língua Portuguesa, Geografia e História terão peso 2,0. Já as disciplinas de Matemática, Biologia, Física, Química e Língua Estrangeira Moderna (LEM) terão peso 1,0. Candidatos surdos não serão avaliados em LEM, pois o português equivale à segunda língua.

A prova prática de conhecimentos específicos será realizada no formato de entrevista presencial com banca especializada, nos dias 19 e 20 de novembro, com duração de 25 minutos para cada candidato. A data, o local e o horário de prova para cada candidato serão informados no comprovante de ensalamento, que estará disponível no site do NC/UFPR a partir do dia 7 de novembro.

Mais informações no edital do processo seletivo, disponível também em Libras, e no Guia do Candidato.

O curso

Criado em 2015, o curso de Licenciatura em Letras Libras forma professores de Língua Brasileira de Sinais para a educação básica, com o compromisso de assegurar o direito à Educação Bilíngue de Surdos, modalidade recentemente incluída na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), com a aprovação da Lei 14.191/2021. Em 2019 o curso obteve a nota máxima na avaliação do MEC.

Já foram formadas três turmas de licenciados em Libras. As aulas do curso são ministradas em Libras, sem interpretação em Português – com exceção de disciplinas ministradas por professores de outros departamentos que não dominam a Língua Brasileira de Sinais (nesses casos recorre-se a um intérprete).