Paraná realiza Dia D de Vacinação em todos os municípios neste sábado

Com a colaboração de Agência Estadual de Notícias

Buscando aumentar a cobertura vacinal e expandir a imunidade da população, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) promove, neste sábado (15), o Dia D de Vacinação.

dia d vacinaçao parana
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O evento, que conta com o apoio do Ministério da Saúde (MS) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), acontece nos 399 municípios para atualização da carteirinha e abrange as campanhas vigentes no Paraná (Covid e Influenza), além de outras 19 vacinas de rotina

O secretário de Estado da Saúde, César Neves, acompanhou a vacinação na Unidade Mãe Curitibana, na capital do Estado, e avaliou a campanha como fundamental para garantir o bem-estar dos paranaenses.

“Hoje é um dia de proteção e sobretudo de conscientização, de levar até as pessoas a importância de estar com carteira de vacinação atualizada. Temos uma grande meta em todo o Estado do Paraná e não tenho dúvidas de que será um dia marcante para a saúde pública”, destacou.

Para a realização das ações, o Paraná organizou cerca de 5 mil profissionais de saúde, servidores estaduais e municipais, que estarão a postos, das 8h às 17h, nas mais de 1,3 mil salas de vacinas distribuídas nos 399 municípios. Ao todo, a mobilização estima alcançar 800 mil aplicações ao longo do dia.

Dia D de Vacinação procura aumentar os índices de vacinação

De acordo com o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal considerada ideal para os imunizantes de rotina (BCG, Febre Amarela, Hepatite A, Hepatite B, Meningocócica C, Pentavalente, Pneumocócica, Poliomielite, Rotavírus e Tríplice Viral) é de 95%, com exceção da BCG e Rotavírus, que possuem meta de 90%.

Em ambos os casos, a cobertura atual está abaixo destas metas e o Dia D pode ser uma estratégia essencial para assegurar mais proteção aos paranaenses. Um exemplo é o imunizante de Poliomielite, que hoje possui uma adesão de apenas 66,63% no Estado.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.