Doação de leite humano auxilia saúde de bebês em hospitais

Como parte das ações da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que acontece de 1ª a 7 de agosto, o Paraná alerta para a importância da doação de leite humano para os bancos de leite dos quatro Hospitais Universitários do estado, com foco na saúde pública, amamentação e bem-estar de mulheres e crianças.

Foto: Pedro Ribas/Arquivo AEN

A semana tem o objetivo de informar as pessoas sobre a importância da amamentação, apoiar como uma responsabilidade vital de saúde pública, potencializar ações para proteger o aleitamento materno para melhorar a saúde coletiva, além de estimular a doação de leite materno.

A intenção é aumentar o estoque e manter a oferta para os bebês cujas mães não conseguem amamentar, principalmente nesse período de pandemia do coronavírus.

A doação é totalmente segura, uma vez que o processo de pasteurização inativa o Sars-CoV-2. Além disso, todos os procedimentos seguem as normas de segurança para prevenir qualquer tipo de infecção viral.

O leite humano é fundamental para a saúde e o desenvolvimento de bebês e, em algumas situações, é o único alimento recomendado pelos médicos, como no caso de crianças nascidas prematuras.

Atualmente, cerca de 700 doadoras estão cadastradas nas quatro unidades hospitalares das universidades estaduais do Paraná, nas cidades de Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel. Apesar do número expressivo, essas doações ainda são insuficientes para assegurar o suprimento adequado.

Na região Noroeste do Estado, para atender a demanda, o Hospital Regional de Maringá (HUM) necessita de 250 a 300 litros de leite materno por mês. A enfermeira e coordenadora do Banco de Leite Humano do HUM, Christyna Beatriz Genovez Tavares, afirma que a doação proporciona vários benefícios para a saúde das mulheres, como a redução de riscos para o desenvolvimento de cânceres de mama e de ovários e de doenças ósseas, como a osteoporose.

Em todos os hospitais, os bancos de leite humano dispõem de equipes de profissionais multidisciplinares. A coleta, inclusive, pode ser feita em domicílio, de acordo com a conveniência das mães lactantes. A doação pode ser feita em potes de vidros (sem rachaduras), com tampa de plástico no formato de rosca, a exemplo de alguns potes de café solúvel.

O coordenador do Banco de Leite do Hospital Universitário Materno-Infantil, Wagner Kloster Antunes, destaca o suporte dado pelo hospital para incentivar as doações. “Fazemos um processo de capacitação sobre a higienização da mama e das mãos. É fornecido um frasco esterilizado no hospital para que a doadora faça a coleta. Entregamos um kit com vidro, luva, touca, para fornecer um leite com a qualidade maior possível”, disse.

Os Hospitais Universitários do Paraná arrecadam potes de vidro com tampa de plástico, essenciais no processo de coleta e pasteurização do leite materno. Os potes não podem apresentar trincas, fendas ou rachaduras. As doações podem ser feitas diretamente nas portarias do HUs.

As mães que amamentam e têm interesse em doar devem buscar os bancos de leite dos Hospitais Universitários:

  • Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná – Avenida Robert Koch, nº 60 – Operária, em Londrina – Telefone: (43) 3371-2000;
  • Hospital Universitário Regional de Maringá – Avenida Mandacaru, nº 1590 – Parque das Laranjeiras, em Maringá – Telefone: (44) 3011-9100;
  • Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais – Alameda Nabuco de Araújo, nº 601 – Uvaranas, em Ponta Grossa – Telefone: (42) 3219-8888;
  • Hospital Universitário Materno-Infantil (Humai) – Rua Joaquim de Paula Xavier, nº 500 – Estrela, em Ponta Grossa.
  • Hospital Universitário do Oeste do Paraná – Avenida Tancredo Neves, nº 3224 – Santo Onofre, em Cascavel – Telefone: (45) 3321-5151.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.