Edital da cultura vai premiar relatos de experiências durante a pandemia

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e a Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (Secc), por meio da Superintendência-Geral da Cultura, abrem as inscrições para o Edital Memorial de Vivências com recursos da Lei Aldir Blanc. Ao todo, 1.065 artistas de dez segmentos culturais serão contemplados com um prêmio individual de R$ 5 mil, totalizando o investimento de R$ 5.325.000.

A iniciativa tem o objetivo de abordar diferentes linguagens artísticas e culturais para conter as vivências durante o período pandêmico por meio de um museu virtual. O edital é voltado para trabalhadores e trabalhadoras da cultura pessoa física, residentes no Paraná. As inscrições vão até o dia 17 de fevereiro pelo sistema Sic.Cultura. Os interessados devem enviar um vídeo-depoimento, entre 15 e 30 minutos, no ato da inscrição.

No intuito de descentralizar os recursos, as vagas foram divididas em 70% para o interior do estado e 30% para Curitiba. São contempladas as seguintes áreas: artes visuais, audiovisual, cultura tradicional, diversidade cultural, dança, ópera ou circo, música e técnicos. Para participar, é necessário comprovar a atuação de, no mínimo, dois anos na área.

Todas as etapas e outras informações estão descritas no edital, disponível nos sites da Unespar e da Cultura Paraná. Os interessados também podem solicitar mais informações pelo e-mail [email protected]

O proponente que não tem cadastro como agente cultural no sistema Sic.Cultura, deverá fazê-lo antes da inscrição, por meio deste link.

Informações da Agência Estadual de Notícias