Equipes retiram todos os veículos visíveis em deslizamento na BR-376

O Governo do Paraná divulgou um novo boletim sobre os trabalhos na BR-376, interditada em Guaratuba após queda de barreira na última segunda-feira (28). As buscas pelas vítimas e o trabalho de remoção de terra continuam nesta sexta (2) e, de acordo com o informe, todos os veículos que estavam visíveis na área do deslizamento no km 669 foram retirados do local.

Foto: Divulgação/Governo do Paraná

Foram removidos três carros e seis carretas. Segundo o governo, “o prognóstico maior de veículos felizmente não se concretizou”.

Após a remoção de massa terrosa na pista norte, concluída nesta quinta (1), os trabalhos seguem para desobstrução da pista sentido sul. O tempo melhorou, mas a operação ainda é sensível e os riscos de novos deslizamentos continuam sendo monitorados.

Ainda de acordo com o governo, 14 pessoas foram diretamente envolvidas no deslizamento. Até o momento, seis pessoas foram resgatadas com vida e dois óbitos foram confirmados. Inicialmente, o Corpo de Bombeiros estimou que 21 veículos poderiam ter sido arrastados e 30 pessoas estavam desaparecidas. Com o avanço nos trabalhos, o número diminuiu.

A Polícia Científica segue fazendo busca pela identificação das vítimas, a partir das ligações recebidas, inclusive em hospitais e em parceria com autoridades de Santa Catarina. Algumas informações coletadas não estão relacionadas ao contexto do deslizamento. Outras, que estavam em passagem pela BR-376 no momento do incidente, foram localizadas e as famílias foram informadas.

BR-376 tem outros pontos de deslizamento

No boletim, a corporação afirmou que concessionária que administra a rodovia, a Arteris Litoral Sul, identificou 14 pontos com pequenos e médios deslizamentos de terra em outros locais da BR-376. Geólogos da empresa passaram nesses pontos e iniciaram os projetos de correção.

Equipes da empresa que trabalham em outros trechos foram deslocadas para o local para correção de todos os pontos com problemas na pista de rolamento.

Em reunião do Gabinete de Crise do Governo do Paraná, criado para direcionar os trabalhos do deslizamento, ficou definido que a Arteris será responsável por informar as autoridades federais competentes sobre as condições de liberação de uma ou das duas pistas.

Pessoas desaparecidas

Familiares e amigos de pessoas que possam ter desaparecido nesse local podem entrar em contato com a Central de Atendimento disponibilizada pela Polícia Científica, pelo telefone (41) 3361-7242. O serviço é 24 horas. Além disso, outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones da Centro de Operações Cidade da Polícia 0800-282-8082.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.