A Estrada da Graciosa (PR-410) foi fechada de forma temporária às 12h desta terça-feira (13), devido ao excesso de chuvas na região. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), a medida é preventiva e busca garantir a segurança dos usuários, pois o volume excessivo de água pode causar novos danos e prejudicar os pontos em obras emergenciais.
Não há data para reabertura, já que a previsão do tempo é de mais chuvas nos próximos dias. O DER deve reavaliar diariamente as condições, com base em levantamentos pluviométricos e geotécnicos do trecho.
Equipes da obra permanecem no trecho realizando serviços preventivos e paliativos, com a retomada total dos trabalhos acontecendo após as condições climáticas melhorarem.
Estrada da Graciosa registrou 72 mm de chuva
A Estrada da Graciosa já tinha sido fechada anteriormente, quando houve registro de excesso de chuva em um único dia ou acúmulo de chuva ao longo de dias seguidos. O trecho conta com obras de recuperação de talude em quatro quilômetros, após deslizamentos de terra, rochas e vegetação nos últimos meses. A chuva atual pode causar novos danos localizados, colocando em risco os usuários.
Os pluviômetros instalados no início e final do trecho em obras registraram 72,5 mm de chuvas nos últimos dois dias, sendo a maioria somente nesta terça-feira (13). Com mais de 30 mm de chuvas em único dia já é avaliada a possibilidade do bloqueio, critério atingido nesta terça.