Estudantes da UEPG são acusados de trocar mensagens racistas em grupo

Um possível caso de racismo em um grupo de mensagens foi descoberto pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) nesta sexta-feira (24). Os estudantes da instituição teriam enviado figurinhas discriminatórias e de apologia ao nazismo.

Reprodução/Redes sociais

O registro ocorreu em um grupo de calouros do curso de Jornalismo. Segundo prints que circulam nas redes sociais, os estudantes enviam mensagens e figurinhas falando sobre a forma que outros alunos se vestem na universidade.

Os prints revelam, ainda, que os calouros teriam enviado figurinhas de apologia ao nazismo, usando a imagem de Adolf Hitler. Um dos estudantes alertou os colegas do grupo sobre o recente caso de expulsões de alunos denunciados por racismo.

Veja os prints das mensagens:

O caso repercutiu nas redes sociais. “Jornalismo UEPG deveria ser um espaço seguro para todo mundo pelo próprio caráter do curso. Mesmo assim, tem calouro mandando figurinha com teor racista e nazista em grupos da faculdade e ninguém fica sabendo disso porque vira fofoca de curso. Sério, lamentável”, escreveu uma estudante.

“Eu espero de verdade que esses projetos de gente que entraram no curso de Jornalismo UEPG sejam expulsos! Racismo e nazismo não é brincadeira, risinhos sobre movimentos sociais não devem ser aceitos! Aposto que nenhum ali sabe o que é passar fome, não ter acesso a moradia, etc”,

diz outra aluna.

Veja também:

O perfil oficial da UEPG se manifestou sobre o caso nas redes sociais:

“A UEPG repudia toda prática de racismo e desenvolve campanhas contínuas para combater a incitação da violência; a apologia ao nazismo; ao racismo e à LGBTfobia. Recomendamos que a denúncia seja feita ao Canal de escuta Gênero e Diversidades da Prae: 3220-3237 (WhatsApp)”,

publicou.

A Associação Atlética de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa -AAJ/UEPG também se pronunciou sobre o ocorrido:

Em nota, a UEPG afirmou que atua ativamente contra o racismo.

“Universidade Estadual de Ponta Grossa informa que ao tomar conhecimento, via redes sociais, de um possível caso de racismo num grupo de mensagens de alunos do curso de jornalismo, encaminhou a denúncia à Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e à Ouvidoria. A instituição reforça que tem atuado ativamente contra o racismo, no atendimento e processamento de denúncias, além do desenvolvimento de campanhas contínuas sobre o tema”.

Estudantes expulsos por racismo na UEPG

A UEPG expulsou, em dezembro de 2022, sete estudantes do curso de Agronomia denunciados por racismo em grupos de mensagens. O caso foi registrado em agosto do ano passado.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.