DER/PR avança em nova etapa da recuperação da encosta da BR-277 no Litoral do PR

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) está avançando esta semana na contenção emergencial do talude da BR-277 no km 39 e km 41, etapa da obra de recuperação da rodovia federal no Litoral, iniciada pelo DER/PR no final de dezembro e com obras em andamento desde então.

BR-277 - Contenção emergencial

No km 41, onde um escorregamento de terra de quase 100 metros de altura atingiu a pista, um guindaste está içando equipes para trabalhar na retirada de blocos soltos. Também teve início nesta quarta-feira (11) o uso de jato de água de alta pressão da Defesa Civil para soltar lascas de rochas do paredão ao lado da pista.

O objetivo é evitar que esse material eventualmente caia sobre a pista, fazendo a sua remoção de modo controlado, com segurança para usuários e funcionários da obra.

Já no km 39, onde o escorregamento de terra foi de menor porte, começaram a ser implantados dispositivos de drenagem auxiliar, que irão evitar o bloqueio da drenagem de água da chuva no local, onde será executado um muro de solo-cimento para conter possíveis novos escorregamentos.

Veja também:

A previsão do DER/PR é concluir a etapa de contenção emergencial da obra até 25 de fevereiro, permitindo a liberação de todas as faixas entre o km 39 e km 41, de responsabilidade do DER/PR, e já na sequência iniciar a etapa de contenção definitiva, com instalação de grampos e telas nos taludes, sem os bloqueios de tráfego.

Os prazos da obra podem ser modificados conforme as condições climáticas na serra.

O DER/PR e a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná anunciaram, em coletiva à imprensa no dia 16 de dezembro, um acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para assumir integralmente as obras de recuperação da BR-277 no km 39 e km 41, com o órgão federal permanecendo responsável pela obra no km 42.

No dia 19 de dezembro, há exatamente 23 dias, o DER/PR entrou no trecho com os serviços iniciais de limpeza da pista, que ainda estava com lama, além da limpeza e recomposição dos dispositivos de drenagem nos dois locais, garantindo o escoamento de água da chuva.

Em 21 de dezembro, com implantação de barreiras de concreto New Jersey para garantir a segurança do usuário, foi liberada uma faixa adicional na altura do km 39. A barreira conteve um novo escorregamento de terra de pequeno porte no local durante a madrugada do dia seguinte, com a faixa extra ficando fechada por algumas horas enquanto a encosta era inspecionada.

As obras seguiram sem interrupções durante o recesso do fim de ano, inclusive nos feriados. Foram realizados serviços na encosta para atenuar novos danos, assim como desobstrução de canaletas para evitar o acúmulo de água nas margens da rodovia, constante limpeza e manutenção da sinalização, entre outros.

Desde o início da obra foram realizados análises e estudos geológicos para elaboração dos projetos de recuperação da encosta, que já resultaram no início dos serviços de contenção emergencial esta semana.

Informações da AEN

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.