Eventos agropecuários no Paraná: governo suspende participação de aves por 90 dias

Com a colaboração de Agência Estadual de Notícias

O Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), suspendeu a presença de quaisquer espécies de aves em eventos agropecuários no Paraná.

eventos-agropecuarios-parana
Foto: Ari Dias/AEN

A medida é válida para feiras, exposições, agremiações e atividades afins que ocorram no Estado do Paraná. A suspensão é por 90 dias, como medida preventiva à gripe aviária.

Aves são suspensas em eventos no Paraná para prevenção da gripe aviária

A decisão consta da Portaria n.º 053 , de 27 de fevereiro de 2023, assinada nesta segunda-feira (27), pelo presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins. Ela entra em vigor assim que publicada.

“O Paraná, como todo o Brasil, não registrou nenhum caso de gripe aviária até agora. No entanto, é preciso estar em constante alerta porque já houve detecção em alguns países da América do Sul, sobretudo em aves silvestres”, disse Martins. “A ação da Adapar visa evitar a presença dos animais em ambientes com previsão de trânsito de pessoas, reduzindo assim as possibilidades de eventual transmissão do vírus entre eles”.

De acordo com Martins, o papel da instituição neste momento é trabalhar de forma preventiva e na conscientização do produtor de que é preciso tomar todos os cuidados para evitar a introdução do vírus nas granjas.

Técnicos têm alertado os produtores para que mantenham as portas dos aviários totalmente fechadas, que supervisionem continuamente as telas de proteção e que restrinjam as entradas nas granjas somente às pessoas necessárias ao manejo das aves, e assim mesmo com todos os cuidados sanitários adequados.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.