Farmácia tem aumento de 97% na procura por testes de covid-19 na última semana

As festas de fim de ano, a reunião de amigos e familiares e a chegada das férias de verão, impulsionaram o aumento na realização de testes para a detecção da covid-19. Na última semana, no Paraná, a rede de farmácia Nissei registrou crescimento de 97% na procura por esse tipo de testagem, assim como na porcentagem de resultados positivos. Desde o início da pandemia, a rede já realizou mais de 300 mil testes.

Se na semana de 13 de dezembro de 2021 o resultado positivo aparecia em 3,1% dos exames realizados, no período seguinte o número foi de 7,5%. Já entre os dias 27 de dezembro de 2021 e 2 de janeiro de 2022, 18,6% dos testes realizados tiveram resultado positivo, enquanto na semana do dia 3 de janeiro de 2022 a porcentagem de positivos saltou para 29,4%, o que representa, praticamente, três resultados positivos para cada 10 testes realizados.

“A vacinação é essencial porque evita o desenvolvimento de casos graves e óbitos, mas mesmo com a imunização é necessário seguir com cuidados como o uso de máscaras de proteção e desinfecção com álcool em gel. Nesse cenário no qual a doença ainda se faz presente, as farmácias exercem um papel muito importante no combate à covid-19, pois muitas vezes são o primeiro agente de saúde a ser consultado pela população”, comenta o CEO da Nissei, Alexandre Maeoka. “A testagem continua sendo uma medida muito importante tanto para a conscientização quanto para a prevenção da disseminação da doença”, acrescenta.

Testes disponíveis

A Nissei oferta três tipos de testes de covid-19. Dois deles são exames rápidos, com resultado obtido em cerca de 20 minutos, sendo que um indica a presença do vírus ativo e outro mostra se há anticorpos da doença no organismo. O primeiro é o “teste de antígeno”, realizado a partir de amostra coletada do nariz do paciente com uma espécie de haste flexível (swab nasal). Esse tipo de exame é indicado para ser feito a partir do terceiro dia de sintomas.

Já o exame que verifica a presença de anticorpos no organismo é chamado de “sorológico” ou “IgG/IgM”. Nesse teste, algumas gotas de sangue são colocadas em contato com um reagente. A indicação é de que seja realizado a partir do 14° dia após aparecerem os sintomas.

Também é possível realizar o exame conhecido como RT-PCR (swab nasofaríngeo), que indica a presença do patógeno nas amostras analisadas e é considerado o “padrão de referência” dos exames para a detecção do vírus. Para coletas realizadas até às 11 horas, o resultado é disponibilizado ao paciente até às 20 horas do mesmo dia, enquanto nos testes feitos entre às 11 horas e às 17 horas, o cliente recebe o resultado até a meia-noite.

Os testes devem ser agendados diretamente no site da Nissei.