Foz recebe 6,9 mil doses e retoma vacinação contra a Covid em grupos prioritários

A Prefeitura de Foz do Iguaçu recebeu nesta quarta-feira (19) um novo lote de vacinas contra a Covid-19 e retomará, na quinta-feira (20), a vacinação em grupos prioritários. Ao todo, 6.950 doses foram enviadas pelo Governo do Estado, via 9ª Regional de Saúde. 

Destas, 4.990 são doses da AstraZeneca para completar a imunização em idosos que receberam a primeira dose em fevereiro. Também foram enviadas 1.350 doses da AtraZeneca para a vacinação de pessoas com comorbidades (acima de 18 anos), trabalhadores da educação (acima de 50 anos) e pessoas acima de 18 anos com deficiência permanente que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada). 

O Estado também enviou 610 doses da Coronavac para vacinação de primeira dose em gestantes e puérperas com comorbidades. Desta vez a vacinação para este grupo acontecerá somente sob prescrição médica. O agendamento on-line para os grupos prioritários está disponível no site da prefeitura http://vacinacao.pmfi.pr.gov.br/

Trabalhadores da educação

Para evitar a aglomeração de pessoas e garantir a agilidade no atendimento, a Secretaria de Saúde reorganizou o sistema de vacinação. Os trabalhadores da educação acima de 50 anos serão vacinados nesta quinta e sexta-feira (20 e 21) nas Unidades de Saúde do Jardim América e Jardim São Paulo II. Conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), neste momento serão vacinados os profissionais atuantes em creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizante e EJA – Educação de Jovens e Adultos. 

No dia da vacinação, o profissional deve apresentar um documento oficial que comprove o vínculo com a instituição de ensino. A declaração está disponível no site da prefeitura juntamente com o agendamento.

Comorbidades e BPC

Pessoas acima de 18 anos com comorbidades e com deficiência permanente que recebem o BPC serão atendidas em sete unidades de saúde, também nesta quinta e sexta-feira (20 e 21). As unidades são: Padre Monti, Ouro Verde, Campos do Iguaçu, Maracanã, Vila C Nova, Curitibano e Três Bandeiras. 

Idosos

As segundas doses para os idosos serão ofertadas na sede da Vigilância em Saúde, na Vila Yolanda, em formato drive-thru, na sexta, sábado e segunda-feira. Essas pessoas receberam a primeira dose em fevereiro e devem verificar na carteirinha de vacinação o dia para o recebimento da segunda dose. 

Na sexta e segunda-feira a vacinação será das 8h às 17 horas e no sábado das 8h às 14h. 

Gestantes e Puéperas

A vacinação para gestantes e puérperas também acontecerá na Vigilância em Saúde, mas desta vez as mulheres deverão apresentar a prescrição médica. Em nota técnica enviada nesta semana, o Ministério orientou os municípios a ofertar a vacinação somente para mulheres gestantes e em período pós-parto que possuam comorbidades e com prescrição médica, após avaliação individualizada de risco benefício. 

Devido a um evento adverso ocorrido com uma gestante após a aplicação da primeira dose da AstraZeneca, a Anvisa suspendeu a vacinação deste imunizante no grupo de gestantes e puérperas. Neste momento, este grupo receberá apenas a vacina Coronavac.

Informações da Prefeitura de Foz do Iguaçu