Mais de R$ 3 mil em moedas são retirados das Cataratas do Iguaçu

Quase 159 quilos de moedas de 40 países foram retirados das Cataratas do Iguaçu nesta segunda-feira (5). Os valores foram encontrados dentro do Rio Iguaçu, na passarela das Cataratas, e fez parte de uma ação de comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

moedas-cataratas-do-iguacu
Foto: Divulgação/Urbia Cataratas

A maioria das moedas retiradas das Cataratas já estava em processo de corrosão. As moedas que ainda possuem valor alcançam aproximadamente R$ 3 mil, que serão destinados a uma ação ambiental do parque.

Aproveitando a baixa vazão do Rio Iguaçu, a iniciativa foi uma realização da concessionária Urbia Cataratas com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Moedas nas Cataratas: desejos que viram problemas ambientais

A prática de turistas que arremessam moedas de diferentes nacionalidades das passarelas das Cataratas do Iguaçu é prejudicial à saúde dos animais que habitam o ambiente, segundo a administração do Parque Nacional do Iguaçu.

cataratas-do-iguacu-moedas
Foto: Divulgação/Urbia Cataratas

Segundo a direção do parque, muitos visitantes lançam as moedas para fazer pedidos em busca da realização de um desejo, mas acabam causando apenas problemas ambientais, como a contaminação do lençol freático e da água, prejudicando o meio ambiente.

A retirada das moedas é feita uma vez por ano, pois depende da vazão do Rio Iguaçu. Além de moedas, nas buscas também são encontrados objetos como celulares, crachás, alianças, colares e outros que, de alguma forma, são deixados em sua maioria por visitantes.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.