Frente fria atinge o Paraná e derruba temperaturas; mínima chega a 0,5°C

Como prometido, a manhã desta terça-feira (17) foi a mais fria do ano até agora no Paraná em praticamente todas as regiões do Estado. De acordo com o Simepar, a cidade de General Carneiro, na região Sul, registrou a menor temperatura de 2022 em todo o Paraná, com 0,5°C. Além disso, moradores de vários municípios acordaram com sensação térmica próxima de 0°C.

A queda nas temperaturas é provocada pela formação de um ciclone extratropical que age principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mas que acaba interferindo no tempo também no Paraná. Embora houvesse a previsão de geada principalmente na região Norte do Estado, o Simepar informou “por conta da ação dos ventos, dificilmente houve formação de gelo em áreas mais abrangentes, apenas bem pontuais”.

Foto: Ailton Vieira/Rede Massa

Ainda de acordo com o órgão, as regiões que mais sofreram com o frio nesta terça foram os Campos Gerais e a parte centro-sul do Estado. Em Guarapuava, por exemplo, a temperatura mínima foi de 1,5°C, parecido com o registrado em Inácio Martins (1,7°C) Palmas (1,8°C) e Ponta Grossa (1,8°C).

Em Curitiba, a menor temperatura marcada nesta terça foi de 4,8°C, com sensação térmica inferior a isso por causa dos ventos.

Leia mais: