Governador em exercício participa da inauguração de novo complexo médico de Colombo

O governador em exercício Darci Piana participou nesta segunda-feira (10) da inauguração do Hospital São Rafael Arcanjo, em Colombo, na Região Metropolitana. O local conta com aproximadamente 10 mil metros quadrados e ocupa o espaço que por anos abrigou a Santa Casa de Misericórdia da cidade, fechada desde 2017 em razão de problemas na prestação de contas com o município.

Foto: Albari Rosa/AEN

O complexo médico, arrematado em leilão, recebeu investimentos de cerca de R$ 28 milhões do grupo privado G5 Health. Neste primeiro momento abrirá para atendimentos ambulatoriais de especialidades e exames, via consultas particulares e convênios com planos de saúde. Os gestores do São Rafael Arcanjo já iniciaram tratativas com a Prefeitura de Colombo e o Governo do Estado para credenciamento no Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo tratamento para as famílias mais humildes. Quando estiver com funcionamento pleno, oferecerá até 280 empregos diretos.

Piana destacou que a reabertura de um local marcado pelos cuidados com a saúde é parte da estratégia de fazer de Colombo referência no atendimento médico de toda a Região Metropolitana de Curitiba. Ele lembrou que o Estado está investindo R$ 20 milhões na construção do Hospital Geral de Colombo. A obra já foi licitada, atravessa fase final de contestação e, não havendo questionamentos jurídicos, deve começar em novembro, com a assinatura da ordem de serviço pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

“Colombo, que não tinha nenhum hospital, vai passar a contar com dois. Importante entregar para a população não só da cidade mas como de toda a Grande Curitiba um serviço médico de referência. O São Rafael Arcanjo e o Hospital Geral de Colombo, juntos, transformarão a saúde da cidade”, afirmou Piana. “Queremos fazer do Paraná o melhor lugar do País para se viver. Mas não existe qualidade de vida se não houver cuidado com a saúde, por isso a importância desses investimentos em Colombo”.

O Hospital Geral de Colombo contará com ambulatório, leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) adulto e pediátrico, salas cirúrgicas, salas para exames laboratoriais e de imagem, além de atendimento de especialidades. Será instalado em um terreno de 9 mil metros quadrados, a pouco mais de um quilômetro do Terminal do Alto Maracanã e a cerca de 20 minutos da região central de Colombo.

“Esse é o meu primeiro ato desde que retornei à Secretaria de Estado da Saúde. Colombo é um dos dez municípios mais populosos do Paraná e por isso merece atenção da saúde especializada. Estamos conjugando investimentos, públicos e privados, para fazer da cidade referência em saúde, em mais um capítulo do processo de descentralização do atendimento médico no Paraná”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “Um dia histórico para quem vive na Região Metropolitana de Curitiba”.

ESTRUTURA – O Hospital São Rafael Arcanjo conta com 75 leitos, quatro salas de cirurgia, pronto atendimento, laboratório de análises clínicas, ambulatório com mais de 15 especialidades médicas e centro de diagnósticos com equipamentos de última geração.

Diretor médico e um dos sócios do complexo, José Fernando Denardi explicou que após a consolidação da primeira etapa de atendimentos o hospital passará a disponibilizar o pronto atendimento e também agendar a marcação de cirurgias eletivas. Na terceira etapa o planejamento prevê a expansão do número de leitos, a implantação do ambulatório de oncologia e a disponibilização de equipamentos de ressonância magnética.

“Esse hospital abrirá as portas para atender a comunidade da melhor maneira possível, por isso estamos buscando essa parceria com o SUS para atender toda a população”, afirmou o médico.

“É um passo inicial. O hospital vai avançar para os outros serviços SUS e se consolidar como um diferencial para a nossa cidade, assim como o Hospital Geral que logo estará também com as portas abertas”, destacou o prefeito Helder Lazarotto.

PRESENÇAS – Participaram da inauguração os deputados federais Felipe Francischini e Ney Leprevost; o vice-prefeito de Colombo, Alcione Giaretton; a vice-presidente da Câmara Municipal de Colombo, Dolíria Strapasson; e a secretária municipal da Saúde, Marilda Zanoni; além de lideranças da cidade.

Informações da AEN.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.