O Governo do Paraná deve publicar a resolução que reduz a alíquota do ICMS nesta sexta-feira (1). A medida vai impactar no preço dos combustíveis.
Atualmente, o ICMS corresponde a 29% do preço da gasolina no Paraná. O governo vai seguir a lei aprovada pelo Congresso Nacional, estabelecendo o limite de 18%. Para a gasolina, os valores, na prática, terão uma queda estimada de R$ 0,50 a R$ 0,60 em cima do litro do combustível.
Em entrevista coletiva na manhã desta sexta (1), o governador Ratinho Junior (PSD) afirmou que o valor da conta de energia elétrica também deve baixar em cerca de 10%. Em relação ao preço dos combustíveis, apenas o diesel não terá mudanças porque a alíquota já é mais baixa, permanecendo 12%.
O governador falou sobre o impacto da redução do imposto nas contas públicas.
“O crescimento econômico do Paraná está muito forte, estamos batendo recorde de geração de empregos desde o ano passado. Com o crescimento do PIB, o crescimento da arrecadação é natural. O que nos deixa animados e menos preocupados é que esse crescimento econômico vai de alguma maniera diminuir o prejuízo que possa acontecer com essa dimunição da alíquota”, disse Ratinho Junior.
Nesta semana, o governo afirmou que vai reforçar a fiscalização nos postos de combustíveis a partir de sexta-feira, por meio do Procon, para garantir que as empresas vão repassar o corte de impostos para o consumidor.