Grupo especializado em roubos a instituições financeiras é alvo de operação no Paraná

Na manhã desta quinta-feira (23), a Polícia Federal e a Polícia Militar do Estado do Paraná, com o apoio da Polícia Militar do Estado de São Paulo, deflagraram a quarta fase da Operação Volante. A ação busca desarticular uma organização criminosa interestadual especializada em assaltos a bancos e base de valores, cujas ações são conhecidas como “Novo Cangaço” e “Domínio de Cidades”.

Cerca de 40 policiais federais e 30 policiais militares participam da operação para cumprir 11 mandados judiciais, sendo sete mandados de busca e apreensão e quatro mandados de coleta de material genético. A ação ocorre nas cidades de São José dos Pinhais (PR), Pinhais (PR), Taboão da Serra (SP), Carapicuíba (SP), Cotia (SP) e Itatiba (SP).

Os mandados judiciais foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Ponta Grossa (PR) e Vara Criminal da Comarca de Nova Esperança (PR).
O nome “Volante”, dado à operação, faz alusão à força policial que era enviada, entre os anos de 1920 e 1930, ao sertão com a finalidade de conter o avanço do cangaço.