Caminhão sem freios usa área de escape da BR-376 para evitar acidente; assista

Um caminhão sem freios precisou usar a área de escape nesta sexta-feira (21) para evitar um acidente de trânsito na BR-376, na região da Serra do Mar. A situação foi registrada pelas câmeras de segurança da concessionária que administra o trecho de Guaratuba, no quilômetro 667 da rodovia.

O motorista do caminhão, de 58 anos, percebeu que o sistema de freios estava com problema e, como já conhecia o dispositivo, jogou o veículo para a área de escape para evitar uma tragédia. A carreta estava carregada com 48 toneladas de milho, segundo a Arteris Litoral Sul.

Confira o momento exato da entrada no vídeo:

A área de escape do km 667,3 está localizada na descida da Serra do Mar, na ligação entre os estados do Paraná e Santa Catarina. Ela foi inaugurada em novembro de 2019, e desde então já foi utilizada 145 vezes, com 289 vidas salvas. Como destaque, o dispositivo salvou 50 vidas de uma única vez no último dia 8 de outubro, quando o motorista de um ônibus utilizou o recurso de segurança.

Um pouco mais à frente, no km 671,7, encontra-se a primeira área de escape construída pela Arteris no Brasil, em 2011, também em Guaratuba. Essa já foi utilizada 304 vezes – com 433 vidas salvas.

Somente com as duas áreas de escape nesse trecho da Arteris Litoral Sul, o total de vidas salvas chega a 722.