Gaeco cumpre mandados de busca em ação contra crimes praticados por PMs

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná (MPPR), cumpriu nesta sexta-feira (7) sete mandados de busca e apreensão em Guaratuba, no Litoral do estado, no âmbito da Operação Fish. A ação investiga possíveis crimes praticados por policiais militares. Os mandados foram expedidos pelo Juízo da Vara da Auditoria Militar e executados em conjunto com a Corregedoria-Geral da Polícia Militar.

Foto: Arquivo/MPPR

Com o cumprimento das ordens judiciais, o Núcleo de Curitiba do Gaeco dá prosseguimento às apurações iniciadas na primeira fase da operação – deflagrada em agosto deste ano. Naquela ocasião, foram localizadas quantias em dinheiro, drogas, armas e munições ilegais em uma sala ocupada exclusivamente pela Ronda Ostensiva Tática Metropolitana (Rotam) e em um veículo estacionado no pátio da Companhia em Guaratuba.

À época, foram presos e denunciados dois policiais militares. São apuradas possíveis práticas de abuso de autoridade, fraude processual, peculato e porte ilegal de armas e drogas.

A partir dos mandados cumpridos nesta sexta em casa localizadas em Guaratuba, foram apreendidos aparelhos de telefone celular e equipamentos eletrônicos (notebooks, tablets, pendrives e HDs) que serão analisados na sequência das investigações.

Nota da Corregedoria da Polícia Militar

Em paralelo às investigações do Ministério Público, por meio do Gaeco, foi instaurado um Inquérito Policial Militar para apurar possíveis crimes cometidos pelos policiais militares.

Vale lembrar que toda a operação teve atuação direta da Corregedoria da Polícia Militar e os mandados cumpridos pelo Gaeco, nesta sexta-feira, foram expedidos pelo Juízo da Vara da Auditoria Militar.

Os dois militares foram afastados das funções, proibidos de usar fardamento e armamento da corporação ou particular, tiveram suspensos logins e senhas de acesso aos sistemas de investigação policial e estão proibidos de manter contato com envolvidos das investigações, por qualquer meio.

A Polícia Militar do Paraná não compactua com qualquer desvio de conduta de seus integrantes e todas as denúncias são investigadas para reestabelecer a verdade dos fatos.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.