Mais uma morte é confirmada em deslizamento na BR-376

Matéria atualizada às 17h40

Foto: Defesa Civil

Em boletim atualizado às 17h30 desta terça-feira (29), o Corpo de Bombeiros do Paraná (CBMPR) confirmou o resgate de mais um corpo em deslizamento na BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná.

As equipes interromperam o serviço por questões meteorológicas. Ao longo do dia, os bombeiros permanecem no local trabalhando na remoção de materiais para fazer o resgate. Geólogos e engenheiros acompanham as equipes para o avanço da situação.

Desde o início das operações seis vítimas com vida foram atendidas. Até agora, foram duas mortes confirmadas.

Não há informações oficiais de quantas pessoas foram soterradas por causa da queda das barreiras. Entretanto, há a estimativa que seis carretas e de dez veículos foram soterrados pela lama.

São 54 bombeiros militares trabalhando nas duas frentes há mais de 18 horas ininterruptamente. A rodovia está interditada nos dois sentidos e não há previsão para liberação do tráfego.

As atividades desenvolvidas nesta terça-feira procuraram avaliar o cenário após o nascer do dia, aproveitando a luz natural para verificar a real dimensão da área afetada.

Duas frentes de trabalho foram montadas: uma ao norte e outra ao sul, com o objetivo de atuarem em conjunto na busca por vítimas, tentando encontrar vias de acesso sobre a terra ainda encharcada para acessarem os veículos visíveis. O trabalho realizado consiste em realizar as avaliações e avançar com cautela para que as demais ações possam ser feitas sem aumentar a gravidade do que já ocorreu, principalmente, removendo materiais para chegar aos veículos.

Pessoas desaparecidas

Familiares e amigos de pessoas que eventualmente possam ter desaparecido nesse local podem entrar em contato com a Central de Atendimento disponibilizada pela Polícia Científica, pelo telefone (41) 3361-7242. O serviço é 24 horas. Além disso, outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones da Centro de Operações Cidade da Polícia 0800-282-8082

Previsão de mau tempo

Um dos principais desafios consiste na previsão de continuidade da chuva especialmente para a região litorânea. Esse panorama não descarta a preocupação com a ocorrência de novos episódios de deslizamento o que amplia o risco de atuação das equipes.

As estações meteorológicas do Estado identificaram chuvas acima da média histórica para o mês de novembro em cidades do Litoral e Região Metropolitana de Curitiba. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as cidades mais atingidas foram Guaratuba, Antonina, Curitiba, Paranaguá, Guaraqueçaba e Tijucas do Sul. No total, choveu quase 900 mm a mais do que a média histórica do mês de novembro na soma de todas essas cidades.

Outros atendimentos

As chuvas intensas também causaram inundações, enxurradas e alagamentos em outros municípios do Litoral e da Região Metropolitana. Um boletim divulgado às 12h30 pela Defesa Civil mostra que 680 pessoas foram atingidas pelas ocorrências, sendo que 474 estão desalojadas e 24 desabrigadas, e 122 casas foram danificadas. As ocorrências foram registradas em Campina Grande do Sul, Morretes, Quatro Barras e São José dos Pinhais.

Desvio

No momento, o único trajeto disponível para acessar o litoral paranaense é pela BR-116, sentido Rio Negro, e daí seguindo para Joinville antes de retornar ao Paraná, passando por Garuva. O DER/PR recomenda que, caso seja possível, os usuários evitem se deslocar rumo ao Litoral paranaense enquanto a situação não é amenizada, uma vez que a previsão de mais chuvas está mantida pelos próximos dias, o que, além de agravar a situação, prejudica os serviços de recuperação das rodovias.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.