Qual a diferença entre ciclone e tromba d’água? Meteorologista explica

O ciclone extratropical que atingiu o litoral paranaense nesta quarta-feira (10) deixou um rastro de destruição em várias cidades, como Guaratuba, Paranaguá e Matinhos. No primeiro município, uma cena assustadora chamou a atenção e logo viralizou nas redes sociais: uma tromba d’água se formou devido aos fortes ventos e deixou barqueiros e pescadores apavorados.

Foto: Reprodução

De acordo com o meteorologista do Simepar, Samuel Braun, há uma diferença entre os dois fenômenos. O ciclone extratropical é considerado um sistema de grande escala que pode atuar em uma abrangência superior a 2 mil quilômetros. “Esse ciclone mudou o tempo, provocou ventos e chuvas fortes em Santa Catarina e no Paraná, além de parte de São Paulo”, comenta.

Nesse sistema de grande escala, é comum haver formação de áreas de instabilidade que costumam provocar vento mais forte, mas de forma pontual. “Da mesma forma que uma frente fria avança pelo país, podemos ter chuva em praticamente todo o estado, mas em algumas cidades os ventos podem ser mais intensos”, exemplifica Braun.

“Dentro desse ciclone, também ocorrem áreas de chuva mais forte e que provocaram no litoral a ocorrência de trombas d’água. São eventos extremos dentro desse sistema de escala maior que, se fosse atuar sobre o continente, não atuaria nem em um bairro do litoral”, acrescenta. “Se a gente observar no vídeo, ela ocorreu em uma parte da baia porque é um fenômeno de pequena escala e de curta duração”, complementa.

Veja também:

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.