Sessão de disputa da Ponte de Guaratuba acontece hoje; veja como assistir

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) realiza nesta quarta-feira (28) a sessão de disputa da licitação da nova Ponte de Guaratuba, no Litoral. Empresas e consórcios interessados vão competir oferecendo valores cada vez menores, até um participante ser declarado arrematante.

Imagem: Prefeitura de Guaratuba/Ilustrativa

Qualquer pessoa pode acompanhar a sessão, acessando o portal de compras eletrônicas do Banco do Brasil www.licitacoes-e.com.bra partir das 14h30, e seguindo as orientações de tutorial elaborado pelo DER/PR e disponível clicando neste link.

Ao iniciar, as participantes irão fazer seus lances dentro de um período fixo de 10 minutos. Terminado esse período, tem início um período de disputa aleatório, definido pelo sistema do portal, que pode ser de um minuto a 30 minutos.            

A participante que tiver apresentado o lance mais vantajoso para a administração pública, ao final do período aleatório, será declarada arrematante, tendo prazo de três dias para reelaborar a proposta de preço e apresentá-la ao DER/PR, juntamente com a documentação exigida em edital.

A licitação da nova Ponte de Guaratuba acontece na modalidade Contratação Integrada, sendo a primeira iniciativa do DER/PR utilizando a Lei Federal 14.133/2021 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos), regulamentada pelo Decreto Estadual nº 10.086/2022.

O prazo total estimado para execução é de 32 meses, sendo dois meses para obtenção de licença ambiental, seis meses para elaboração de projetos e 24 meses para os serviços da obra.

Nova Ponte de Guaratuba

A obra terá comprimento de 1.244 metros, com largura útil mínima de 22,60 metros. Estão previstas quatro faixas de tráfego de 3,6 metros cada, duas faixas de segurança de 60 centímetros cada, barreiras rígidas de concreto New Jersey de 40 centímetros, calçadas com ciclovia em ambos os lados, com três metros de largura, e 10 centímetros de guarda-corpo nas extremidades da ponte.

Também estão previstas intervenções nas vias de acesso à ponte. Na margem norte, a PR-412 será alargada para ambos os lados para facilitar o encaixe na ponte, com execução de muros de contenção para proporcionar o desnível necessário entre o pavimento existente e o tabuleiro. Também será implantado um retorno sob a ponte para ligação das vias locais e conexão da Estrada do Cabaraquara com Matinhos.

Na margem sul está prevista uma rótula alongada para ligação do bairro Caieiras, correção de nível da pista de rolamento e adequação de curva, além de implantação de uma alça de acesso à rua Nossa Senhora de Lourdes.

Ao todo, entre ponte e vias de acesso, a extensão da obra chega a 3,07 quilômetros.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.