IAT atualiza normativa para entrada de materiais de construção na Ilha do Mel

O transporte de materiais de construção para a Ilha do Mel, no Litoral do Paraná, passa a ser proibido durante os finais de semana prolongados e feriados. A determinação é válida também no período do dia 15 de dezembro até 7 de março do ano que vem, a primeira segunda-feira após o feriado de Carnaval.

Foto: Sedest/IAT

A determinação é do Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado à Secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), por meio da Portaria IAT nº 315/2021, publicada nesta sexta-feira (15) no Diário Oficial do Estado. O objetivo é facilitar um melhor tráfego dos turistas e também evitar a sobrecarga nas trilhas naturais. A Ilha do Mel tem capacidade de receber 5 mil turistas por dia.

A Portaria deste ano atualiza a 142/2020, que estabelece a obrigatoriedade da autorização do IAT para a entrada de materiais de construção e também de alvará pela Prefeitura de Paranaguá. Com a nova decisão, não será permitido esse trânsito durante os feriados e na alta temporada. 

“Temos um alto fluxo de pessoas transitando nas trilhas, que são pequenas e utilizadas pelos moradores e turistas diariamente. A intenção é evitar um conflito e que a qualidade da visitação seja afetada, assim como a qualidade de vida dos moradores”, diz o diretor de Políticas Ambientais da Sedest e diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto.

Desde a temporada passada, as trilhas também são utilizadas para o deslocamento das cadeiras anfíbias, que atendem pessoas que têm dificuldade de locomoção, possibilitando o banho de mar.

As cadeiras anfíbias estão disponíveis nas praias de Encantadas e Brasília e o uso deve ser agendado pelo telefone (41) 3426-8005. Podem utilizar todas as pessoas asseguradas pela Lei nº 13.146/2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.