IAT promove capacitação para voluntários no cuidado com animais silvestres

O Instituto Água e Terra (IAT) fará o treinamento de voluntários interessados em participar do Programa de Cuidados e Reabilitação Intensiva de Animais Silvestres (Cria). A capacitação acontece na próxima quarta-feira (22), na modalidade de Ensino a Distância (EAD).

Foto: IAT

O Cria é um dos três programas de voluntariado do IAT. Os paranaenses também podem contribuir com ações voluntárias nos viveiros florestais e nas Unidades de Conservação do Estado.

O objetivo é promover a educação ambiental em toda a população sobre a importância da conservação da biodiversidade e contribuir com o conhecimento dos paranaenses interessados em atuar na área ambiental.

Cria

O programa tem o objetivo de levar conhecimentos sobre a fauna silvestre à população em geral, bem como proporcionar o contato de profissionais do meio ambiente com animais silvestres. O programa visa, ainda, sensibilizar as pessoas sobre a importância da fauna silvestre por meio da capacitação para o cuidado e contato direto com os animais.

De acordo com o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto, o programa não tem como objetivo estimular a adoção de animais silvestres, mas sim dar aos profissionais da área e aos cidadãos interessados a oportunidade de aprender a lidar com eles de forma adequada. 

“Isso tem que ser feito prezando pela própria segurança, pelo bem-estar dos animais e pelos cuidados necessários para devolvê-los à natureza, visando a conservação da fauna e a sobrevivência do animal”, afirmou.

A participação no treinamento é o primeiro passo e pré-requisito para que o voluntário possa se inscrever no programa e cuidar de um filhote órfão ou animal vitimado em processo de reabilitação.

Trata-se de um treinamento, ou seja, não é um curso de formação acadêmica. “Nada substitui o trabalho dos profissionais da área ambiental e veterinária. O objetivo do programa é permitir aos participantes entrarem em contato com a fauna nativa e estimular a consciência sobre a convivência com estes animais”, acrescentou Andreguetto.

Capacitação

O treinamento acontece em 22 de setembro, às 19 horas, pela plataforma do Zoom. O link para participação será encaminhado por e-mail após a inscrição. Os interessados podem se inscrever neste link.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.