Mais de 96 mil imóveis continuam sem energia no Paraná

Com a colaboração de Agência Estadual de Notícias

Mais de 96 mil imóveis continuam sem energia elétrica no Paraná, conforme balanço da Copel divulgado às 18h desta quinta-feira (13).

imoveis-sem-energia-parana
Foto: Divulgação/Copel

O fornecimento de energia já foi restabelecido em 86% do total de 700 mil consumidores afetados pelo temporal de grandes proporções que atingiu o estado desde na noite de quarta-feira (12).

Mais de 1,7 mil funcionários da Copel foram mobilizados desde a noite de quarta para reparar os estragos provocados pelo vendava. Às 18h, a Copel informou que ainda havia 96.125 domicílios sem energia em todo o Paraná.

Para atender os 4.627 serviços emergenciais em andamento em todas as regiões, as equipes de eletricistas enfrentam obstáculos, como quebra de postes e queda de árvores sobre a rede.

A previsão é que os reparos, que demandam a reconstrução de parte da rede, continuem ao longo da noite desta quinta-feira (13).

Temporal deixa milhares de imóveis sem energia no Paraná

A área Leste do Paraná, que compreende o Litoral e a Região Metropolitana de Curitiba, tem o maior número de domicílios sem fornecimento de energia às 17h, 71.308 no total.

Os municípios mais afetados são Itaperuçu, Guaratuba e Campina Grande do Sul.

Ao longo do dia, é comum haver uma oscilação no número de consumidores desligados em cada município. Para fazer determinados consertos, as equipes precisam fazer manobras na rede, o que pode aumentar temporariamente o número de consumidores sem energia.

A tempestade começou na tarde de quarta no Oeste e Sudoeste do Estado e, no pior momento, 86 mil unidades consumidoras ficaram sem energia nas duas regiões.

Na noite de quarta-feira e na madrugada desta quinta-feira, o temporal se deslocou para o Leste e atingiu as demais regiões do Estado. Ventos de mais de 90 km/h foram registrados.

Regiões do Paraná ficam sem luz após temporal

Além do Leste, no Centro-Sul são 13.295 imóveis sem energia; no Oeste e Sudoeste, 9.311 unidades sem energia; no Noroeste, 481 imóveis sem energia; e no Norte 9.311 imóveis sem energia.

A Copel orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. A falta de luz pode ser informada por meio do aplicativo para celulares, pelo site da Copel e também pelo número de WhatsApp (41) 3013-8973.

Sem internet, é possível enviar um SMS para o número 28593, com as letras “SL”, de “sem luz”, e o número da unidade consumidora, destacada em amarelo no cabeçalho da conta da Copel.

Situações de risco e de falta de energia podem ser comunicadas ainda pelo telefone 0800 51 00 116.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Guilherme C Carneiro
chevron-up Created with Sketch Beta.