Iniciativas paranaenses em educação empreendedora recebem prêmio do Sebrae

O Sebrae Paraná premiou, nesta sexta-feira (6), cinco iniciativas inovadoras que valorizam a cultura empreendedora nas escolas e universidades.

A quarta edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, da etapa estadual, analisou 76 projetos em cinco categorias: ensino fundamental, médio, técnico e superior.

A lista de vencedores tem a Escola Municipal do Campo Nicolau Morais de Castro, de Campo Largo, com o projeto “Lixo é responsabilidade, sustentabilidade e renda” no ensino fundamental – anos iniciais; e o Colégio Estadual Adélia Bianco Seguro, de Mato Rico, com o projeto “Uma vida de voluntariado: Dona Lurdinha e os remédios naturais”, no ensino fundamental – anos finais.

Também foram premiados o colégio Sesc, de Curitiba, com o projeto “Sustentabilidade de impacto”, no ensino médio; o Instituto Federal do Paraná, de Jacarezinho, com o projeto “Kucaracha – Antropoentomofagia como alternativa proteica na alimentação humana”, no ensino técnico; e a Universidade Estadual do Paraná, em Paranaguá, com o projeto “Feira do Empreendedor”, no ensino superior.

Em 2021, o programa de Educação Empreendedora do Sebrae Paraná atendeu 214.220 alunos e 7.236 professores, em 1.159 escolas, de 155 municípios. O programa é destinado a projetos realizados em instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

O primeiro lugar de cada categoria da etapa estadual recebeu troféu e uma bolsa integral para o MBA EAD em Educação Empreendedora 5.0, da Escola Superior de Empreendedorismo.