Crianças e adolescentes apresentam música de percussão que transformou vidas

A música transforma. Essa é a certeza que move o projeto ‘Batucando’, que reúne cerca de 60 crianças e adolescentes de Ipiranga, no interior do Paraná, desde janeiro deste ano. Além de viajar para cidades próximas como Guamiranga e Ivaí, eles apresentam dia 2 de dezembro tudo que aprenderam em sua cidade natal, na Praça Central de Ipiranga, às 19h, com entrada gratuita. Será a última apresentação do ano.

Foto: Divulgação

Na oportunidade, o grupo pretende celebrar com a plateia um ano de muito aprendizado, troca, afeto e grandes amizades. “Queríamos que as crianças tivessem interação social e convivência positiva, para aprender música a partir disso. Ou seja, a música é o fio condutor, e não o fim em si mesma”, explica o professor de percussão e um dos idealizadores do projeto, Cássio Viante, que também dá aulas de piano no conservatório de música de Ponta Grossa.

A proposta foi selecionar alunos atendidos pelo Centro de Referência da Assistência Social, alguns moradores da zona rural, e ensinar os fundamentos de instrumentos de percussão. No percurso, trazer conceitos de autonomia, responsabilidade e do valor da educação para toda a vida.

“Aos poucos fomos construindo um clima de respeito com o grupo, por meio do desenvolvimento das habilidades musicais, que eles têm de sobra, mas também era nosso objetivo desenvolver a socialização.”

Repertório ritmado

A ideia do projeto Batucando era usar ritmos de samba, e os instrumentos foram escolhidos com foco nesse estilo: caixa, repinique, surdo, agogô, tamborim e chocalho. “Mas mudamos a escolha das obras para abarcar os estilos preferidos pelo nosso público”, explica o maestro. Para animar as crianças, entrou o pop rock internacional, com direito a Michael Jackson e White Stripes. E para contentar a plateia de pais e avós, entraram ritmos nacionais como o baião do Nordeste e a música tradicional gaúcha – “Asa Branca” e “Do fundo da grota” são alguns dos sucessos que se destacam.

Em meio a muito som, após onze meses de aulas o grupo está fortalecido. “Eles próprios criaram combinados no início do projeto e se animaram com a possibilidade de ter tanta autonomia”, comemora Cássio.

Serviço

  • ‘Batucando’ – apresentação da orquestra de percussão
  • Local: Praça Central – Ipiranga (PR)
  • Data 2 de dezembro, às 19h
  • Preço: Entrada franca
  • Produção: BPC Produções
  • Apoio: Havan
  • Apoio cultural: Secretaria Municipal de Assistência Social de Ipiranga e Prefeitura Municipal de Ipiranga

Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura | Governo do Estado do Paraná.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.