Turismo religioso de Itaipulândia tem projeto de incentivo aprovado na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, por unanimidade, na última segunda-feira (5), em primeira discussão, o projeto de lei 601/20, de autoria do deputado Soldado Fruet (PROS), que insere no Roteiro Oficial de Turismo Religioso do Estado do Paraná o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, localizado no município de Itaipulândia, e incorpora a peregrinação anual de romeiros até o Santuário no Calendário Oficial de Eventos do Paraná.

Imagem: Divulgação/Prefeitura de Itaipulândia

“Itaipulândia é uma cidade localizada no extremo oeste do nosso Estado, conhecida por sua expressiva produção agrícola, mas que cada vez mais galga seu espaço como expoente paranaense do turismo, principalmente religioso”, destacou o deputado.

No ponto mais alto da cidade, a 367 metros de altitude, está o maior monumento de adoração a Nossa Senhora Aparecida do País, com 26 metros de altura. Além de Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida é protetora do município de Itaipulândia.

Para celebrar o dia 12 de outubro, data nacional de devoção à santa, conforme a Lei nº 6. 802, de 30 de junho de 1980, milhares de fiéis se dirigem à Itaipulândia.

Em 2019, cerca de 50 mil pessoas, vindas de diversas cidades da região, compareceram ao Santuário. Além disso, anualmente, na semana do dia 12 de outubro, vários romeiros fazem uma peregrinação de aproximadamente 70 quilômetros, de Foz do Iguaçu até Itaipulândia, como forma de penitência e agradecimento pelos milagres atribuídos à Padroeira.

Devido à grande importância do Santuário e ao expressivo número de fiéis que participam da peregrinação, o deputado Soldado Fruet, que é presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, propôs o reconhecimento oficial do local e do evento.

Informações da Prefeitura Municipal de Itaipulândia

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.