O motorista que dirigia o ônibus com 25 crianças atingido por um trem em Jandaia do Sul, no Norte do Paraná, nesta quinta-feira (9), estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida. O acidente causou a morte de duas primas, de 11 e 15 anos, que foram arremessadas do veículo.
O ônibus levava para casa 25 crianças que estudavam na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Além dos alunos, no coletivo estavam o motorista e três monitores.
As vítimas foram identificadas como Maria Vitória Gomes Ferreira, de 11 anos, e Kimberly Caroline Ribeiro Pimenta, de 15 anos.
Segundo a Polícia Civil, a CNH do motorista venceu no dia 23 de janeiro, ou seja, há mais de 30 dias – prazo máximo de renovação do documento.
O motorista foi ouvido após prestar socorro e deixar o local. Ele afirmou que não viu o trem por causa de um ‘mato alto’ no trilho. Após o depoimento, o homem foi liberado.
Em entrevista à reportagem da Rede Massa | SBT, o prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior, afirmou que a prefeitura, responsável pelo ônibus da Apae, vai investigar o caso internamente e responsabilizar os envolvidos. Segundo ele, o motorista foi contratado pelo município em agosto do ano passado, após ser chamado por concurso público.
- Vítimas de acidente com ônibus e trem em Jandaia do Sul eram primas
- Crianças envolvidas em acidente em Jandaia do Sul precisam de doação de sangue
- Vídeo mostra acidente entre ônibus escolar e trem em Jandaia do Sul
- Acidente em Jandaia do Sul: duas crianças morrem após ônibus escolar bater em trem
Ônibus atravessou trilho do trem e foi atingido
O ônibus estava levando os estudantes para casa quando colidiu com o trem na altura da rua Presidente Kennedy, na localidade da Vila Rica. As causas do acidente vão ser investigadas pelas forças de segurança.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), seis pessoas foram internadas em estado grave e outras 21 foram hospitalizadas. Entre elas, estão o irmão e a irmã de Maria Ferreira, que morreu na hora da colisão.
As vítimas mais graves estão em Sarandi, Maringá, Londrina, Apucarana e Arapongas. Os outros casos estão sendo acompanhados em Jandaia do Sul, Apucarana e Arapongas.
Câmeras de segurança registraram o grave acidente. Veja:
Crianças envolvidas em acidente precisam de doação de sangue
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) pede doações de sangue do tipo O e A negativo para atendimento às vítimas da tragédia em Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí, nesta quinta-feira (9).
As doações podem ser realizadas em qualquer unidade do Hemepar, especialmente em Apucarana, Telêmaco Borba, Paranavaí, Maringá e Campo Mourão.
Motorista afirmou que não viu o trem
Após ser socorrido, o motorista foi ouvido pela Polícia Civil. Ele alega que não viu a chegada do trem por causa de um ‘mato alto’ no trilho, e que não ouviu a buzina. Ele foi liberado após o depoimento.
A Rumo Logística, responsável pelos trilhos onde o acidente ocorreu, se posicionou:
“A concessionária lamenta profundamente o acidente envolvendo um trem e um veículo escolar nesta quinta-feira (9), em Jandaia do Sul (PR). A empresa acionou imediatamente suas equipes de atendimento de emergência e o Corpo de Bombeiros para atender a ocorrência. O maquinista acionou a buzina para alertar sobre a travessia do trem, bem como acionou os freios quando foi surpreendido pela travessia do veículo. Vale lembrar, que por ser uma composição de carga de grande escala, o trem pode levar até 500 metros para conseguir parar por completo após o acionamento do freio. A empresa está à disposição das autoridades policiais para contribuir com todas as informações necessárias.”
Governo do Paraná decreta luto oficial após acidente em Jandaia do Sul
O Governo do Paraná decretou três dias de luto oficial em função das vítimas do grave acidente envolvendo um ônibus com crianças da APAE em Jandaia do Sul.
“A comunidade escolar paranaense está em luto com esse grave acidente em Jandaia do Sul. Que Deus conforte as famílias das meninas e que os demais logo se recuperem desse acidente. O Governo do Paraná vai fazer o que estiver ao seu alcance para ajudar essas pessoas”, disse o governador em exercício, Darci Piana.
Equipes do Corpo de Bombeiros de Apucarana e Jandaia do Sul atenderam o acidente, que também contou com apoio aéreo e ambulâncias de municípios vizinhos.