Vítimas de acidente com ônibus e trem em Jandaia do Sul eram primas

O motorista do ônibus afirmou que não viu nem ouviu o trem; seis pessoas estão em estado grave

Foram identificadas as duas meninas vitimas de um acidente entre um trem e um ônibus em Jandaia do Sul, no Norte do Paraná, nesta quinta-feira (9).

acidente jandaia do sul
Foto: Reprodução

Maria Vitória Gomes Ferreira, de 11 anos, e Kimberly Caroline Ribeiro Pimenta, de 15 anos, eram primas e estavam no coletivo da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), voltando para casa.

O velório das vítimas teve início na manhã desta sexta (10), no Auditório Municipal de Jandaia do Sul.

Ônibus atravessou trilho do trem e foi atingido

Segundo o Corpo de Bombeiros, no coletivo havia 29 pessoas – o motorista, 25 crianças e três monitores de alunos. O ônibus estava levando os estudantes para casa quando colidiu com o trem na altura da rua Presidente Kennedy, na localidade da Vila Rica. As causas do acidente vão ser investigadas pelas forças de segurança.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), seis pessoas foram internadas em estado grave e outras 21 foram hospitalizadas. Entre elas, estão o irmão e a irmã de Maria Ferreira, que morreu na hora da colisão.

As vítimas mais graves estão em Sarandi, Maringá, Londrina, Apucarana e Arapongas. Os outros casos estão sendo acompanhados em Jandaia do Sul, Apucarana e Arapongas.

Câmeras de segurança registraram o grave acidente. Veja:

Crianças envolvidas em acidente precisam de doação de sangue

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) pede doações de sangue do tipo O e A negativo para atendimento às vítimas da tragédia em Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí, nesta quinta-feira (9).

As doações podem ser realizadas em qualquer unidade do Hemepar, especialmente em Apucarana, Telêmaco Borba, Paranavaí, Maringá e Campo Mourão. 

Motorista afirmou que não viu o trem

Após ser socorrido, o motorista foi ouvido pela Polícia Civil. Ele alega que não viu a chegada do trem por causa de um ‘mato alto’ no trilho, e que não ouviu a buzina. Ele foi liberado após o depoimento.

A Rumo Logística, responsável pelos trilhos onde o acidente ocorreu, se posicionou:

“A concessionária lamenta profundamente o acidente envolvendo um trem e um veículo escolar nesta quinta-feira (9), em Jandaia do Sul (PR). A empresa acionou imediatamente suas equipes de atendimento de emergência e o Corpo de Bombeiros para atender a ocorrência. O maquinista acionou a buzina para alertar sobre a travessia do trem, bem como acionou os freios quando foi surpreendido pela travessia do veículo. Vale lembrar, que por ser uma composição de carga de grande escala, o trem pode levar até 500 metros para conseguir parar por completo após o acionamento do freio. A empresa está à disposição das autoridades policiais para contribuir com todas as informações necessárias.”

Governo do Paraná decreta luto oficial após acidente em Jandaia do Sul

O Governo do Paraná decretou três dias de luto oficial em função das vítimas do grave acidente envolvendo um ônibus com crianças da APAE em Jandaia do Sul.

“A comunidade escolar paranaense está em luto com esse grave acidente em Jandaia do Sul. Que Deus conforte as famílias das meninas e que os demais logo se recuperem desse acidente. O Governo do Paraná vai fazer o que estiver ao seu alcance para ajudar essas pessoas”, disse o governador em exercício, Darci Piana. 

Equipes do Corpo de Bombeiros de Apucarana e Jandaia do Sul atenderam o acidente, que também contou com apoio aéreo e ambulâncias de municípios vizinhos. 

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.