Joel de Oliveira, o prestador de serviços que conteve o atirador que atacou o Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, no Norte do Paraná, será homenageado na segunda-feira (26) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
O homem de 62 anos receberá uma Menção Honrosa pelo ato heróico, conforme pedido protocolado pelo deputado estadual Ricardo Arruda (PL).
“Joel arriscou a própria vida para tentar salvar alunos e funcionários durante o ataque. Um verdadeiro herói que merece todas as homenagens”, afirmou Ricardo Arruda.
O ataque em Cambé ocorreu na última segunda-feira (19), quando o atirador entrou no colégio e disparou contra os estudantes. A estudante Karoline Verri Alves, 17 anos, foi atingida e morreu no local. O namorado e colega de sala da jovem, Luan Augusto, 16 anos, também foi baleado e morreu no hospital.
Joel de Oliveira se identificou como policial para conter atirador em Cambé
Em entrevista à reportagem da Rede Massa | SBT, Joel relatou como ficou cara a cara com o criminoso. O homem contou que estava no seu local de trabalho, ao lado do colégio, quando ouviu os disparos.
“Eu corri para tentar ajudar, ver se podia fazer alguma coisa que estava ao meu alcance. Porque quando eu vi gente correndo, fui ver se realmente podia ser útil em alguma coisa”
O homem entrou no colégio, que já tinha a presença de pais e mães desesperados. Joel afirma que encontrou o atirador em um corredor e disse que era policial.
“Me identifiquei como policial, falei ‘polícia’, ele parou, deve ter se assustado também, e aí foi quando eu consegui segurtar ele até a primeira autoridade chegar e pegar ele”
O trabalhador diz que sentiu que precisava fazer algo.
“Foi bem assustador, não vou falar que mantive a tranquilidade, porque era uma coisa de perigo. Mas eu tinha que fazer alguma coisa”
Joel ainda lamentou pela vida das vítimas.
“Muito aterrorizante ver uma cena desse jeito, nunca na minha vida esperei encontrar isso, principalmente em um colégio”.
Leia mais sobre o ataque em Cambé:
- Polícia prende mais um suspeito de ataque a colégio de Cambé
- Amigos e familiares de vítimas de ataque em Cambé fazem vigília na frente de colégio
- Autor de ataque a escola em Cambé é encontrado morto na Casa de Custódia
- “Menina de ouro”, diz pai de menina morta em colégio de Cambé
- Família autoriza doação de órgãos de adolescente vítima de ataque em Cambé