Ponte do Rio da Várzea será bloqueada a partir de sexta-feira

Ponte faz a ligação entre Lapa e Campo do Tenente

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) inicia nesta sexta-feira (6) o bloqueio total da ponte do Rio da Várzea na PR-427, principal ligação entre a Lapa e Campo do Tenente.

Foto: DER

A medida é necessária para continuar as obras de reforma da estrutura, que vão trocar o tabuleiro de concreto da ponte por um novo, de gradil metálico, mais leve e exercendo menor pressão sobre a estrutura. A ponte tem 152,95 metros de extensão e largura de apenas 5,24 metros, que incluem calçada com 80 centímetros e pista única de 3,3 metros de largura.

Até quando a ponte do Rio da Várzea vai ficar bloqueada

Por ser pista simples, não será possível manter o tráfego de veículos aberto durante a nova etapa da obra, já que não há uma pista de rolamento alternativa. A execução do novo tabuleiro deve levar 90 dias, com a ponte bloqueada durante todo esse período. Somente pedestres podem continuar transitando pela passarela enquanto os serviços são executados.

A obra prevê ainda a limpeza, tratamento e pintura de todos os elementos metálicos em não conformidade; uma nova passarela sudoeste alargada; novas lajes de transferência em ambos os lados da ponte, bem como novo pórticos de proteção em suas entradas; tratamento da coluna inferior do primeiro encontro e da coluna central; substituição de toda a defensa metálica; e outros serviços de manutenção necessários.

Todas as melhorias serão feitas simultaneamente à substituição do tabuleiro de concreto. O custo da obra é de R$ 3.911.083,31.

Rota alternativa entre Lapa e Campo do Tenente

A obra contará com placas de advertência e sinalização provisória orientando os usuários, além de barreiras e cavaletes para impedir o acesso à ponte, garantindo a segurança de motoristas e funcionários da reforma.

Como rota alternativa o DER/PR sugere a rodovia federal BR-116, com acesso por Curitiba.

Nos últimos anos, a ponte já apresentou deterioração e teve que ser interditada temporariamente para pequenos reparos. Por isso, a interdição se faz necessária.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.