Licenciamento de veículo e multas poderão ser pagos por por PIX

O pagamento do licenciamento de veículos e de multas de trânsito poderá ser feito por meio de PIX a partir de segunda-feira (13). Os códigos estão disponíveis no portal do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), em Extrato de Veículos.

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Por enquanto, apenas essas guias estão disponíveis para esta modalidade de pagamento. Passado o período de testes, será implementado para as demais guias do Detran geradas no portal e no atendimento presencial, nas áreas de veículos, habilitação e infrações.

Dessa forma, o correntista de qualquer banco poderá pagar por meio de QRCode ou código numérico, o que facilita o pagamento, a qualquer hora. Por esse sistema, a operação pode ser feita pelo celular e a compensação é imediata. A  adequação do pagamento por PIC foi desenvolvida em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e o Banco do Brasil.

Como pagar

Ao acessar o portal do Detran, o condutor deverá procurar por “Extrato de Veículos” e preencher o formulário com o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) do seu veículo.

No resumo da consulta, aparecerá se o cidadão tem débito de licenciamento ou  multas impostas ou obrigatórias e a opção de emitir a guia do total de débitos. Então, basta selecionar o débito para pagar e escolher se quer gerar o QRCode do PIX ou emitir a guia, que também aparecerá com o QRCode do PIX ao lado do código de barras.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.