Por dia, são recolhidos cerca de 10 toneladas de lixo nas praias do Paraná. Desde o dia 17 de dezembro, foram 141 toneladas de resíduos nas praias de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná.
No primeiro dia do ano, o volume acumulado bateu recorde: 14 toneladas. A limpeza tem sido feita diariamente, em 48,6 quilômetros da orla, por equipe contratada pela Sanepar. São 140 trabalhadores que varrem a areia, recolhem e separam resíduos sólidos.
Destino do lixo recolhido nas praias do Paraná
São recolhidas garrafas de vidro, latas de cerveja e de refrigerante, canudos, papeis, isopor, restos de comida, cascas de frutas, bitucas de cigarros e plástico. Muito plástico. Metade é lixo reciclado, destinado às associações de coletores dos municípios. O material orgânico é transportado pelas prefeituras até os aterros municipais.
Faz 12 anos que a Sanepar limpa diariamente as praias do Litoral, durante a temporada de verão. Junto com a limpeza, os banhistas recebem sacolinhas plásticas para colocar o lixo. Uma equipe também explica sobre a importância do descarte correto, evitando danos ambientais aos oceanos e ao planeta.
Separação correta do lixo
São lixo comum restos de comida, cascas e sementes de frutas, coco verde, bitucas de cigarro, algodão, fraldas usadas, filme plástico, tecido, borracha, palitos de sorvete e de churrasquinho.
Os recicláveis incluem latas, lacres e embalagens de alumínio, tampas e copos plásticos, garrafas de vidro, garrafas pet, isopor, canudos, embalagens de protetor solar e de repelente, potes de creme, haste de cotonete, papeis e plásticos de modo geral.
Informações da Agência Estadual de Notícias