O Instituto Água e Terra (IAT) divulgou nesta sexta-feira (23) o primeiro boletim de balneabilidade do Paraná desta temporada de verão. O informe indica os pontos próprios e impróprios para banho e para a prática de esportes aquáticos em 66 locais monitorados do Litoral e em praias de água doce das Costas Oeste e Norte do Estado.
Os boletins de balneabilidade serão divulgados toda sexta-feira, durante a temporada de verão até o Carnaval. O IAT realiza uma análise da qualidade da água, para evitar que os banhistas tenham doenças como dermatite, diarreia e problemas respiratórios.
Segundo o IAT, os pontos próprios para banho estarão sinalizados com bandeiras azuis, e os impróprios com bandeiras vermelhas.
Locais impróprios para banho no Litoral
De acordo com o boletim, o Litoral tem apenas dois pontos impróprios: Ponta da Pita e o Porto de Cima, localizados em Antonina e Morretes.
Além disso, os dez pontos de fozes dos rios que chegam ao mar no Litoral do Paraná estão sempre sinalizados como impróprios, pois drenam áreas urbanas.
Todas as praias de água doce da Costa Oeste estão próprias. A única praia monitorada no Norte, localizada no Terminal Turístico do rio Paranapanema, no município Primeiro de Maio, está imprópria para banho e prática de esportes.
O boletim completo pode ser acessado no site do IAT.