Campanha de vacinação contra a gripe continua neste sábado

Em Londrina, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe, acontecerá neste sábado (1º), feriado do Dia do Trabalhador. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Jardim Santiago, Jardim Piza, Parigot de Souza, Armindo Guazzi e do Centro estarão abertas, das 8 horas às 17 horas, para receber as pessoas que agendaram horário no site da Prefeitura de Londrina.

Foto: Arquivo Agência Brasil

As unidades de saúde ainda possuem horários disponíveis para agendamento neste dia, com exceção da UBS do Centro. Nesta etapa, podem receber a dose do imunizante, as crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), profissionais e trabalhadores de saúde.

No ato da imunização, é necessário levar um documento pessoal com foto e apresentar a Carteira de Vacinação, para aqueles que tiverem. O trabalhador e o profissional da saúde também precisam levar a carteira de vacina da covid-19, pois é necessário ter um intervalo de 14 dias entre as doses da vacina contra a Covid-19 e da Influenza.

Quem não puder comparecer no sábado (1º), poderá agendar a vacina durante a semana, na UBS mais próxima de casa. Nesse caso, o agendamento deve ser feito por telefone. Cada unidade tem capacidade de atender de 50 a 100 pessoas por dia.

Vacinação contra a gripe

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começou no dia 12 de abril. Ela está prevista para acontecer até o dia 9 de julho e está distribuída entre grupos prioritários, por etapas escalonadas. Nessa primeira etapa, a Prefeitura de Londrina pretende vacinar 36.112 crianças, 5.259 gestantes e 864 puérperas, além dos profissionais e trabalhadores de saúde.

Na sequência, devem ser vacinados os povos indígenas, idosos e demais grupos prioritários, conforme orientação do Ministério da Saúde. A aplicação é em dose única, exceto para as crianças que receberem a vacina pela primeira vez. Nesse caso, os pais ou responsáveis precisam agendar a segunda dose. 

A campanha de vacinação contra a gripe coincide com a imunização contra a Covid-19. A recomendação do Ministério da Saúde é que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre as aplicações.

Informações da Prefeitura de Londrina

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.