Cão da PM participará de programa de saúde de profissionais da segurança

O Centro de Atenção Psicossocial do programa Prumos de Londrina terá um novo integrante. Trata-se do Mike, um Golden Retriever brincalhão que está sendo treinado pela Polícia Militar (PM) da região para auxiliar os pacientes acolhidos. O Prumos foi criado pela Secretaria da Segurança Pública para cuidar da saúde mental dos policiais civis e militares, agentes penitenciários, peritos e os familiares.

Mike. | Foto: PMPR

Mike ajudará os profissionais no processo de desenvolvimento da interação social e no acompanhamento das sessões de atendimento aos pacientes. O coordenador do Prumos em Londrina, tenente Danilo Alexandre Mori Azolini, explica que o cão atuará junto com psicólogas e assistentes sociais.

“A ideia é que ele participe, de forma complementar, no acompanhamento do tratamento dos nossos policiais e seus familiares, como um agente de amor e de acolhimento”, afirma. “Há uma importância imensurável na aplicação de cães no contato direto com a comunidade, em ações sociais. Um cão como Mike tem o poder de gerar respeito, segurança, acolhimento e afeto”.

A psicóloga do Prumos de Londrina, Lenita Balekian, explica que Mike tem apenas quatro meses e ainda não participou oficialmente das atividades no centro de atendimento. Mesmo assim, só a presença dele no centro de saúde já alegra quem chega para as consultas. “Ele demonstra ser muito amável e as crianças e adultos já tiveram uma resposta positiva com a presença dele, mesmo sem uma aplicabilidade formal”, destaca.

Ela conta que duas crianças que tiveram contato mais próximo com o Mike apresentaram melhora no quadro psicológico. “Pedimos autorização dos pais para que o atendimento ocorresse com o cão. Eram crianças que não falavam e interagiam pouco, mas com a presença dele houve efeitos positivos, como a redução da ansiedade e estímulo da verbalização, sentimentos e interação social. O resultado nos surpreendeu”, complementa.

A profissional diz, ainda, que a aplicação do cão com o público infantil pode trazer muitos benefícios no tratamento de questões de saúde mental. “Podemos trabalhar vários quesitos como ansiedade, limites de tempo, afeto, entre outros. No Prumos vamos trabalhar o Mike como auxiliar nas terapias”, arremata.

Treinamento

O tenente Azolini explica que o cão é naturalmente qualificado para que haja essa interação com os pacientes que buscam o apoio do Prumos. “Algumas raças possuem aptidões únicas e de emprego prático em hospitais, asilos, creches, clínicas de reabilitação e outras instituições de maior contato humano. A raça Golden Retriever é uma dessas. Podemos trabalhar com estas habilidades junto à equipe técnica para promover um melhor atendimento que, por meio do cão, é facilitado”, diz.

A rotina de Mike é dividida entre os treinamentos no 5º Batalhão de Polícia Militar (5° BP), feitos por policiais militares capacitados, e as visitas ao Centro do Prumos. Depois de ter seu adestramento aprovado pelos policiais do batalhão e pela equipe de psicologia, ele será aplicado tanto nos atendimentos presenciais de Londrina, quanto em possíveis acompanhamentos domiciliares aos militares que são assistidos pelo programa.

Foto: PMPR

Prumos

O programa, que atende todo o Paraná, foi criado pela Secretaria da Segurança Pública, por meio da Assessoria de Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos. O objetivo é oferecer suporte à saúde mental dos policiais militares e civis, bombeiros militares, agentes penitenciários e peritos oficiais, além se seus familiares. Por ficarem expostos a situações de violência, estresse e pressão, precisam de acompanhamento adequado para manter o equilíbrio emocional e garantir o pleno desenvolvimento de suas atividades.

Informações da AEN

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.