Concurso da Guarda Municipal em Londrina registra mais de 70% de participação dos candidatos

Na tarde do último domingo (7), foi realizado o concurso para a Guarda Municipal de Londrina. Ao todo, dos 8.943 inscritos para as provas, 6.480 compareceram aos locais de prova. Com isso, 2.463 candidatos foram registrados como ausentes, o que representa 27,33% dos candidatos, segundo dados da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops), responsável pela realização do certame.

Foto: Defesa social de Londrina

Durante quatro horas, os candidatos responderam as questões objetivas e dissertativa de Conhecimentos Gerais e Específicos, como de língua portuguesa, matemática e raciocínio lógico.

Os testes foram aplicados em 275 salas de aulas espalhadas em quatro locais de prova diferentes, incluindo o campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Unicesumar, Colégio de Aplicação e do Colégio Vicente Rijo (Centro). “Tivemos 73% de presença no concurso, o que é ótimo! Estamos empatados com outros concursos da Guarda Municipal da região, como o de Apucarana, e melhor que outros Estados, como Campo Grande, no Mato Grosso, que teve 39% de ausentes. Nossos fiscais estavam em todos os locais de prova averiguando a situação e não há nada em desconformidade”, disse a secretária municipal de Recursos Humanos de Londrina, Julliana Faggion Bellusci.

Além dos candidatos de Londrina, houve interessados de 18 estados brasileiros. Para garantir a segurança de todos, a Guarda Municipal fez a ronda no entorno dos lugares de prova. Quase mil pessoas trabalharam durante o dia nas mais diversas áreas, como na logística, fiscalização, limpeza e apoio. “A Guarda Municipal esteve conosco, o tempo todo, proporcionando segurança para os candidatos e inclusive eles atenderam uma ocorrência de uma candidata que sofreu um acidente de trânsito e conseguirem fazer com que ela fosse bem atendida e direcionada ao local de prova, conseguindo realizar a prova”, contou a secretária da Recursos Humanos.

Agora, os candidatos devem conferir o gabarito provisório, que foi divulgado na noite de ontem, no site da COPS-UEL. Os descontentes com alguma questão podem interpor recurso até terça-feira (9), às 21h. Depois deste prazo não serão aceitos novos recursos. O resultado desta etapa será divulgado no dia 22 de agosto, às 17h, no site

Próximas etapas – Os aprovados nas provas de ontem passarão por um Teste de Aptidão Física (TAF), de caráter eliminatório, e por uma etapa admissional, que inclui a investigação de conduta do candidato, a habilitação para o Curso de Formação (investigação clínica e avaliação psicológica para o manuseio de armas de fogo), e para o Curso de Formação da Guarda Municipal, de caráter eliminatório. Eles também terão que passar pela aptidão admissional, que é feita com exames e avaliações clínicas e psicológicas.

O edital de convocação, com horário e local para entrevista de confirmação da autodeclaração como afro-brasileiro, será publicado no dia 22 de agosto, às 17h, e as entrevistas estão previstas para serem realizadas nos dias 27 e 28 de agosto. Por fim, a fase de testes de aptidão física está prevista para os dias 18 e 20 de setembro.

Em caso de dúvidas sobre as provas, os interessados podem entrar em contato com a banca responsável pelo Concurso, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (43) 3371-4393. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30.

Informações da Prefeitura de Londrina.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.