PF apreende helicóptero de suspeitos de tráfico de drogas

A Polícia Federal de Londrina deflagrou nesta quinta-feira (11) a Operação Helix, que tem o objetivo de desarticular uma quadrilha envolvida com a venda de drogas e lavagem de dinheiro. Durante a ação, os agentes apreenderam helicóptero usado por suspeitos de tráfico de drogas, além de veículos blindados e imóveis de luxo.

helicoptero-trafico-de-drogas
Foto: Reprodução/PF

De acordo com a PF, o grupo criminoso seria responsável por trazer ao Brasil toneladas de drogas, principalmente do Paraguai, além de fazer a lavagem do dinheiro obtido com o comércio desses produtos.

Nos dois anos de investigações, a Operação Helix apreendeu 2.750 quilos de cocaína, nove helicópteros e um caminhão utilizados para o transporte da droga trazida do Paraguai.

Ação contra tráfico de drogas em seis estados

Nesta quinta, a PF foi às ruas para cumprir 43 mandados de busca e apreensão e dez mandados de prisão nos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Minas Gerais.

Também foi autorizado pela Justiça o sequestro de diversos bens, como automóveis e helicópteros utilizados para o tráfico de drogas, além de um imóvel vinculado à quadrilha, cujos valores estimados ultrapassam os R$ 30 milhões, além do bloqueio de valores e contas bancárias das pessoas e empresas envolvidas.

A operação também contou com cooperação jurídica e policial com o Paraguai, com auxílio da Adidância e Oficialato de Ligação da PF, após a identificação de que os carregamentos da droga eram feitos em uma fazenda localizada no país vizinho.

Inclusive, há a tentativa de cumprimento de um mandado de prisão contra um dos investigados que está no Paraguai, com o auxílio da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) e do Ministério Público daquele país.

Quadrilha usava helicópteros para trazer drogas ao Brasil

O nome da operação faz alusão ao modus operandi da quadrilha, que usava helicópteros para trazer a droga ao Brasil.

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.