Londrina inicia cadastro de pacientes com comorbidades nesta segunda-feira

Durante live realizada no domingo (25), o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, e o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, divulgaram informações referentes ao cadastramento de pessoas com comorbidades para a vacinação contra a covid-19.

Vacinação contra Covid-19

A partir das 19 horas desta segunda-feira (26), o cadastro on-line estará liberado para indivíduos que tenham entre 18 e 59 anos e possuam condições, como: diabetes; doenças pulmonares crônicas graves; hipertensão arterial; doenças do coração; enfermidades cerebrovasculares; doenças renais crônicas; anemia falciforme; obesidade mórbida; síndrome de Down; cirrose hepática; e imunossupressão (pacientes transplantados, com HIV ou câncer).

Ao todo, estima-se que entre 22 e 25 mil londrinenses estejam inclusos nessas categorias, que foram definidas de acordo com as normas estabelecidas pelo Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde.

Os cidadãos que fazem parte do grupos deverão acessar o portal da Prefeitura de Londrina para fazer o cadastro prévio.

O prefeito explicou que os atestados não são necessários para quem recebe acompanhamento na rede municipal de saúde de Londrina. “As pessoas com comorbidades que são acompanhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município não precisam desse encaminhamento, ele é requerido apenas para quem é atendido pela rede particular ou por convênios. Quem tiver dúvidas sobre isso pode falar com seu médico; entrar em contato com sua UBS de referência; contatar as redes sociais da Secretaria Municipal de Saúde; ou ligar para o Disque Coronavírus, pelo telefone 0800-400-1234, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h”, afirmou.

Após a conclusão do processo de cadastramento, os indivíduos que necessitam de encaminhamento médico deverão salvar o arquivo intitulado “Pessoas com comorbidades”, que conterá um código do tipo QR code. Essa folha deverá ser impressa, preenchida e afixada em um envelope, dentro do qual será preciso colocar o atestado médico preenchido, cópias de documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de residência. Em seguida, é necessário entregar esses itens a alguma escola municipal de Londrina, que os encaminhará à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para análise.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, lembrou que as datas para a vacinação de pessoas com comorbidades serão definidas em breve, e pediu para que as pessoas se atentem às contraindicações da vacina.

“É importante reforçar que deve haver um intervalo de 14 dias entre as vacinas contra a influenza e a covid-19. Além disso, quem já teve covid-19 deve aguardar por um período de 30 dias – após o início dos sintomas – para ser vacinado. Peço a todos, também, para que não percam a carteirinha de vacinação que será entregue após a aplicação da primeira dose. Ela deve ser levada para a dose de reforço, pois contém informações importantes”, frisou o secretário.

As 120 escolas e CMEIS municipais também estão disponíveis, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas, para ajudar quem não possui acesso à internet ou tiver dificuldades para realizar o cadastramento on-line.

Informações da Prefeitura de Londrina

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.