Operação da PF desmonta quadrilha envolvida em contrabando

Ação conjunta entre a Polícia Federal e a Receita Federal deflagrada na manhã desta terça-feira (9) combate o contrabando de produtos na região Norte do Paraná. A operação Modo Avião tem o objetivo de desmantelar uma quadrilha envolvida nos crimes de lavagem de dinheiro e importação ilegal de eletrônicos.

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Cerca de 240 policiais e 60 servidores da Receita Federal cumprem 56 mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva nos estados do Paraná, São Paulo e Ceará.

Durante as investigações foram apreendidas dezenas de carregamentos de produtos eletrônicos importados ilegalmente, com prejuízo estimado em R$ 428 milhões.

Além dos mandados de busca e apreensão, foram bloqueados mais de R$ 428 milhões em várias contas bancárias de pessoas e de empresas utilizadas no esquema de lavagem de dinheiro.

A operação recebeu o nome de ‘Modo Avião’ em alusão aos aparelhos celulares importados ilegalmente e comercializados em grande escala pela quadrilha. O ‘modo avião’ é um comando utilizado para interromper as atividades do celular, assim como as ações policiais buscam encerrar as atividades do grupo criminoso.

Os investigados responderão pelos crimes de descaminho, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa, cujas penas máximas somadas atingem 22 anos de reclusão.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.