Projeto instala central de coleta multisseletiva de resíduos em condomínio

Professores da Universidade Estadual de Londrina (UEL) estão finalizando um estudo piloto de uma central de coleta multisseletiva em condomínios residenciais para separação diferenciado dos resíduos, em conjunto com um programa de educação e sensibilização ambiental.

Projeto da UEL instala central de coleta multisseletiva de resíduos em condomínio. Central de coleta multisseletiva em condomínio de Londrina - Foto: NINTER/UEL

Trata-se do Projeto “Separar é do Bem”, desenvolvido pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Resíduos da UEL (NINTER), que consiste em um método de separação e acondicionamento diferenciado dos resíduos gerados nos grandes condomínios residenciais de Londrina. O objetivo é reorganizar o espaço físico com o propósito de educar e responsabilizar os indivíduos pela separação adequada dos materiais.

O local escolhido foi um edifício residencial com 26 pavimentos e 104 apartamentos, localizado na Gleba Palhano. Segundo a coordenadora do Ninter, professora Lilian Aligleri, foram os próprios moradores que procuraram o Núcleo para pedir assistência.

A proposta sugere que o próprio morador acondicione os insumos, orgânicos e recicláveis separadamente, numa triagem diferenciada. Em princípio, os resíduos poderiam ser separados em 12 frações: orgânico; rejeito; papel, plástico, papelão, metais e isopor; vidro; material têxtil; óleo de cozinha; pilha e bateria; lâmpada; eletroeletrônico; medicamento vencido e sobras; perfurocortante; esponja de limpeza. Contudo, já cabe às cooperativas realizar parte desta separação.

Outra iniciativa foi colocar lixeiras nas áreas comuns para incentivar a coleta segregada. Cabe lembrar que nem todos estes materiais possuem coleta embasada legalmente. É o caso do material têxtil, óleo de cozinha e esponja de limpeza.

Cultura de cuidados

Mais do que realizar a coleta seletiva, o projeto pretende estimular a cultura de cuidados com o descarte de resíduos e um senso de coletividade motivador das ações, a partir da conscientização e sensibilização dos moradores. Tudo passa pela orientação de síndicos e zeladores e pelo estabelecimento de um layout que facilita não só a coleta, mas a própria educação ambiental.

O projeto começa a avaliar os resultados em junho. Por exemplo, verificar o quanto os moradores se sensibilizaram em relação à importância da coleta multisseletiva e assimilaram os conceitos de educação ambiental.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.